Governo Federal libera mais R$ 6,2 milhões para a obra da Lagoa Grande em Feira de Santana

Vista aérea da Lagoa Grande em Feira de Santana.

Vista aérea da Lagoa Grande em Feira de Santana.

Ministra Eva Chiavon recebeu deputado José Cerqueira Neto (Zé Neto).

Ministra Eva Chiavon recebeu deputado José Cerqueira Neto (Zé Neto).

O deputado estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, José Cerqueira Neto (Zé Neto, PT), se reuniu com a Ministra da Casa Civil, Eva Chiavon, e a assessora técnica Fernanda Lago em Brasília nesta quinta-feira (28/04/2016). No encontro a ministra Eva Chiavon se comprometeu e já encaminhou as medidas administrativas para a liberação do valor das medições, o que garante a continuidade regular das obras que estão sendo executadas, pelo Governo do Estado com recursos próprios e também do PAC 1, e que se encontrava contingenciado em função de medida governamental, no último mês de março.

O empreendimento que está com mais de 75% de execução e atenderá a sete mil famílias com saneamento básico nos bairros ao redor da Lagoa Grande, é a maior intervenção urbana da história da cidade de Feira de Santana. A obra compreende a requalificação da lagoa que já foi responsável pelo abastecimento de água na cidade entre 1958 e 1970, recuperação de todos os seus mananciais de minação, criação de um complexo de esporte, lazer e convivência – com 2,3 km de pista de cooper e ciclismo, quiosques, campo de futebol no tamanho oficial, quadras esportivas, estacionamento para mais de 600 veículos, espelho d’água com aproximadamente o tamanho do Dique do Tororó em Salvador, espaço para eventos e uma companhia da Polícia Militar que melhorará a segurança no local e região.

Foi realizada a remoção de 700 famílias que moravam em área de risco, dentro e no entorno da Lagoa, para um conjunto residencial construído para esse fim.

Na oportunidade, o deputado Zé Neto agradeceu o empenho da ministra Eva Chiavon, da assessora técnica Fernanda, e também do Ministro Jaques Wagner que se colocou à disposição na resolução da demanda. “A obra da lagoa com os reajustes de metas físicas e correções monetárias, custará em torno de R$72 milhões de reais com recursos federais oriundos do PAC e a contrapartida do Governo Estadual, que tem dado toda atenção através do governador Rui Costa, mesmo com as dificuldades que tem atravessado financeiramente, para cumprir a parte financeira e técnica que cabe ao estado”, disse.

Na ocasião, foram entregues as cópias dos documentos de medições da Conder, os documentos atestando as medições para a Caixa e fotografias atuais do empreendimento. No encontro a ministra Eva Chiavon se comprometeu e já encaminhou as medidas administrativas para a liberação do valor das medições, o que garante a continuidade regular das obras de requalificação e saneamento da Lagoa e dos bairros ao seu redor.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br