Governador Rui Costa inaugura novo SAC de Guanambi

Rui Costa inaugura novo SAC em Guanambi.

Rui Costa inaugura novo SAC em Guanambi.

Os mais de 85 mil habitantes de Guanambi, no sudoeste da Bahia, e mais 90 mil moradores de outras cidades da região, já podem utilizar a nova unidade do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), inaugurada nesta sexta-feira (29/04/2016) pelo governador Rui Costa. O SAC fica aberto de segunda a sexta, das 7h às 15h30, com capacidade para realizar aproximadamente 18 mil atendimentos por mês.

O novo Posto SAC, que teve investimentos de R$ 3,6 milhões, fica na Avenida Castelo Branco, nº 1021, Centro Social Urbano – Aeroporto Velho. Para Rui, o SAC é estratégico para o cidadão. “A unidade significa abrir portas para vários serviços, leva cidadania, empregabilidade, e dá acesso a [diversos] programas do governo. Guanambi se consolida como polo de serviços. Temos o hospital regional sendo recuperado, o SAC, e no próximo dia 13 vou dar a ordem de serviço para a construção da policlínica, por meio do consórcio de saúde”. O posto oferece serviços como emissão de carteira de identidade, CPF, título de eleitor, além de atendimento do Detran-BA, SineBahia/Setre, Planserv, Ceprev, Sefaz estadual e municipal, entre outros órgãos.

Serviço de acesso à cidadania

Para o secretário da Administração do Estado, Edelvino Góes, o SAC é, mais do que um local para obtenção de documentos, um serviço de acesso à cidadania. “Os usuários podem obter documentos importantes como carteira de identidade e do trabalho, entre outros”. Ele também destacou o crescimento da Rede, que atualmente dispõe de 60 unidades distribuídas em 43 cidades. São 36 postos fixos, na capital e interior; 21 Pontos Cidadão; e três rotas do SAC Móvel.

De acordo com Edelvino, a capacidade de oferta de serviços em Guanambi e região será ampliada. “Agora poderemos emitir 3.300 carteiras de identidade por mês. Antes eram disponibilizadas 700 senhas mensais. A oferta de senhas para a CTPS [Carteira de Trabalho e Previdência Social] também será [ampliada], passando de 120 para 1.100 documentos por mês”.

Outro ganho para a população, segundo ainda o secretário, é a ampliação do atendimento da unidade do Detran-BA, que passará a oferecer serviços como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no novo SAC, além de outros já oferecidos pela 16ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), no município.

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