Governador Rui Costa anuncia encontro para alinhar ações de combate à violência

Atleta ao lado do governador Rui Costa. Governo amplia educação através do esporte como forma de afastar jovens das drogas e da violência.

Atleta ao lado do governador Rui Costa. Governo amplia educação através do esporte como forma de afastar jovens das drogas e da violência.

Promotores de Justiça, defensores públicos, juízes criminais e representantes das forças de Segurança Pública vão se encontrar, no mês de maio, para trocar experiências e alinhar ações em busca de combater os índices de violência no estado. A informação foi divulgada pelo governador Rui Costa, na manhã desta terça-feira (05/04/2016), durante a primeira reunião do Programa Pacto pela Vida em 2016, no Hotel Sol Salvador, no bairro do Stiep.

Para Rui, os debates vão contribuir para fortalecer a estrutura de combate à criminalidade na Bahia. “Acredito que se cada um conhecer um pouco mais do trabalho do outro, incluindo as dificuldades, vamos poder somar esforços e o resultado para a sociedade será melhor”, afirma.

Ainda na reunião desta terça, participantes do projeto Karatê do Saber, da Base Comunitária de Segurança (BCS) do bairro de Fazenda Coutos, em Salvador, homenagearam o governador com a entrega da medalha Mestre Ivo Rangel, alusiva ao Campeonato Brasileiro de Karatê realizado em novembro do ano passado. A homenagem reforçou o agradecimento pelo apoio do Governo do Estado com o custeio de transporte, hospedagem e refeição de toda a delegação que representou a Bahia no evento esportivo em Fortaleza.

“Apostar na juventude, na educação, no esporte e na família tem sido o nosso trabalho. Por isso, estendo essa homenagem aos policiais militares e civis, aos professores. Enfim, a todos que têm contribuído para a construção desse novo conceito de segurança pública que defende a valorização das pessoas”, acrescenta Rui.

O governador também recebeu uma carta de agradecimento da Confederação Nacional Esportiva de Karatê Interestilos (CNEKI) pela oportunidade proporcionada aos garotos de participarem da competição. Na bagagem, Rafaela Vitória, 12 anos, Lucas Santos, 18, Emanuel Santos, 18, Cristiano Pinheiro, 15, e Lavínia Araújo, 16, trouxeram 13 prêmios, separados em medalhas de prata e bronze. “Poder voltar com uma medalha significou muito para mim. Isso mostra que eu, assim como meus colegas, podemos ir mais além”, destaca Emanuel.

Metas

No encontro, representantes da Justiça, segurança pública e secretários de Estado definiram metas para o primeiro semestre deste ano. Para estimular cada vez mais o empenho do efetivo policial que garante a segurança dos baianos, foram apresentadas as alterações na legislação que rege a premiação por Desempenho Policial. Embora a meta de redução dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) continue em 6%, as gratificações não serão mais baseadas no índice total do estado.

A partir deste primeiro semestre, os prêmios serão concedidos de maneira fragmentada em área, região e território. Do total, 50% do pagamento será feito para Áreas Integradas de Segurança Pública (AISPs) que atingirem a redução exigida. O restante do valor dependerá do desempenho da Região Integrada de Segurança Pública (RISP) a qual a AISP pertence e ao resultado total do estado, representando a outra metade das gratificações (25% de cada).

“Antes, a gente percebia que, muitas vezes, a AISP que alcançava a meta de 6% não conseguia receber a gratificação pelo fato das outras não alcançarem. Isso agora mudou. Acredito que isso pode refletir em uma motivação ainda maior por parte dos nossos policiais”, argumenta o secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br