Governador inaugura pavilhão de aulas da UFSB e assina ordem de serviço para construção da Policlínica de Saúde em Teixeira de Freitas

Governador Rui Costa assina Termo de Cessão de Uso do Bem Imóvel com a UFSB, no município de Teixeira de Freitas.

Governador Rui Costa assina Termo de Cessão de Uso do Bem Imóvel com a UFSB, no município de Teixeira de Freitas.

Amplificação do Colégio Estadual Democrático Ruy Barbosa, no município de Teixeira de Freitas.

Amplificação do Colégio Estadual Democrático Ruy Barbosa, no município de Teixeira de Freitas.

Na cidade, Rui Costa também inaugurou a iluminação de 15 km da Avenida Getúlio Vargas até o aeroporto e entregou um caminhão-baú para cooperativa do município. O governador Rui Costa cumpriu uma intensa agenda de trabalho nesta quinta-feira (28/04/2016) em Teixeira de Freitas, na região Extremo Sul da Bahia. Ele foi acompanhado pelos secretários Josias Gomes  (Relações Institucionais) e Fábio Vilas-Boas (Saúde), pelo deputado estadual Marcelo Nilo – presidente da Assembléia Legislativa da Bahia (Alba) -, deputados estaduais Bira Corôa, Maria Del Carmen, e Robinho, e pelo federal Jorge Solla.

A comitiva foi recepcionada pelo prefeito João Bosco e pelo reitor da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), professor Naomar Monteiro de Almeida Filho. Participaram do evento os prefeitos dos municípios de Ilhéus, Coaraci, Itajuípe, Ibicaraí, e Porto Seguro, e seus vereadores, além de políticos e lideranças comunitárias, e de representantes da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, e de entidades e ONG’s da região Sul da Bahia.

O primeiro compromisso do governador foi entregar, no centro da cidade, a reforma do prédio com quatro salas do Colégio Estadual Democrático Ruy Barbosa, onde funcionará o Colégio Universitário da UFSB.

Em seguida, Rui Costa seguiu para o Campus Paulo Freire da UFSB, localizado na Praça Joana Angélica, bairro São José, onde entregou – totalmente reformado – o pavilhão de aulas e a área administrativa do campus. Ali, foi assinado o termo de cessão do terreno do Estado para a Universidade, localizado nas antigas instalações do Departamento de Estradas de Rodagem da Bahia (Derba).

No mesmo evento, o governador assinou a ordem de serviço para implantação da Policlínica do Consórcio de Saúde da Região de Teixeira de Freitas, e entregou um caminhão-baú para cooperativa do município. Ainda no local, Rui inaugurou a iluminação pública da Avenida Getúlio Vargas, no trecho entre o aeroporto local e o Condomínio Terra Bahia.

USFB – As reformas na USFB abarcaram os pavilhões de aulas, que agora contam com novas instalações elétricas e de lógica, ofertando à comunidade acadêmica 19 salas de aula, 1 sala de leitura e 2 laboratórios multidisciplinares, além do bloco destinado aos docentes, que tem capacidade para duas estações de trabalho, uma sala para congregação e duas salas para os decanos.

Para melhor atender à comunidade acadêmica, foram reformados sanitários, rampas e acessos, considerando os critérios de acessibilidade e, para oferecer maior segurança, foi executado o cercamento do campus. O local agora também conta com espaço para atendimento ao aluno e servidores, com salas para profissionais como enfermeiro, assistente social e psicólogo.

Além das reformas, também foi instalado grupo de geradores no local, garantindo o funcionamento institucional e acadêmico em caso de falha no fornecimento de energia elétrica por parte da Concessionária.

O Governador também assinou o documento de cessão do terreno do Estado que passará a ser o Centro de Formação em Saúde da UFSB. O espaço, que possui aproximadamente 26 mil metros quadrados, já possui edificações que poderão ser reformadas para acelerar ainda mais o processo de construção do novo campus.

Policlínica – De acordo com a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER), no prazo de 10 meses a 12 meses a Policlínica do consórcio de Saúde da região estará pronta. A unidade será voltada ao cuidado especializado, integrado à rede de atenção à saúde, prestando atendimento de média complexidade.

A policlínica ofertará consultas em:  Angiologia, Cardiologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Mastologia, Neurologia, Otorrinolaringologia, Oftalmologia, Urologia, Ginecologia, Ortopedia. A Unidade é parte funcional do Consórcio Interfederativo de Saúde, presidido pelo prefeito João Bosco, gestor do município de Teixeira de Freitas.

Iluminação da Getúlio Vargas- O trecho da Avenida Getúlio Vargas até a BA- 290 recebeu 15 quilômetros de iluminação com a colocação de 900 postes.   O trabalho compreende desde a região da Palhinha, até o aeroporto 9 de Maio, beneficiando o centro da cidade.   Este trabalho  é fruto da parceria do município com o Estado da Bahia.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br