Governador assina ordem de serviço para construção da primeira policlínica da Bahia

Governador assina ordem de serviço para construção da primeira policlínica da Bahia.

Governador assina ordem de serviço para construção da primeira policlínica da Bahia.

O município de Jequié, no sudoeste, vai receber a primeira policlínica construída pelo modelo dos consórcios de saúde na Bahia. A ordem de serviço para o início das obras será assinada pelo governador Rui Costa na próxima sexta-feira (22/04/2016). Com prazo de conclusão de até 12 meses, o equipamento vai beneficiar cerca de 500 mil moradores da região.

A policlínica é resultado da formação do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Vale do Jiquiriçá, que inclui 26 municípios. O Governo do Estado vai investir R$ 17 milhões na construção da policlínica e na aquisição de equipamentos. Na unidade, a população poderá realizar consultas em 16 especialidades médicas, a exemplo de angiologia, cardiologia, endocrinologia, gastroenterologia, mastologia, neurologia, otorrinolaringologia, oftalmologia, urologia, ginecologia e ortopedia, além de exames de média complexidade, como ultrassonografia e endoscopia.

Integrada à rede de atenção à saúde, a unidade fará a ligação da atenção primária aos serviços de maiores complexidades. “Muitas vezes, o paciente vai ao médico, o médico prescreve o exame e o paciente não leva o resultado do exame. Às vezes, o paciente vai até a óbito porque não tem um diagnóstico logo. A ideia da policlínica é justamente desafogar os hospitais e dá resultabilidade à atenção básica”, explica o coordenador dos Consórcios de Saúde, Nelson Portela.

Além de Jequié, fazem parte do Consórcio do Vale do Jiquiriçá os municípios de Aiquara, Apuarema, Barra do Rocha, Boa Nova, Brejões, Cravolândia, Dário Meira, Ibirataia, Ipiaú, Irajuba, Iramaia, Itagi, Itagibá, Itamari, Itaquara, Itiruçu, Jaguaquara, Jitaúna, Lafaiete Coutinho, Lajedo do Tabocal, Manoel Vitorino, Maracás, Nova Itarana, Planaltino e Santa Inês.

O Governo do Estado é um co-financiador no modelo dos consórcios, ficando responsável pela construção das policlínicas e pelo custeio de 40% da manutenção mensal dos serviços, restando 60% para serem assumidos pelos municípios consorciados. A próxima policlínica será construída em Teixeira de Freitas, no sul da Bahia.

“A gente já licitou duas policlínicas, com uma empresa vencedora: Teixeira de Freitas e Jequié. Licitamos outro lote, com Guanambi e Irecê, e estamos ainda no processo de escolha da empresa. Então, já temos licitadas quatro policlínicas”, acrescenta Nelson Portela. Segundo ele, o objetivo é iniciar a construção de até 11 unidades ainda neste ano.

Os consórcios de saúde são regulamentados por meio de lei sancionada pelo governador Rui Costa em setembro de 2015. Cinco deles já foram formados na Bahia. Os municípios da região Baixo Sul vão constituir o próximo, que inclui a construção de uma policlínica em Valença.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br