Feira de Santana: projeto ‘Jam na Cuca’ ao som do piano de Marcelo Galter

Cartaz do projeto 'Jam na Cuca' anuncia apresentação de Marcelo Galter.

Cartaz do projeto ‘Jam na Cuca’ anuncia apresentação de Marcelo Galter.

Os acordes do piano com um toque de “baianidade” e misturado com outras vertentes. Essa será a tônica da apresentação do pianista, compositor e arranjador baiano Marcelo Galter no próximo dia 10 de abril de 2016, na terceira edição deste ano do Projeto Jam na Cuca. A “jam sessions”, um show caracterizado pela improvisação, será às 17h30, no Teatro de Arena do Cuca.

O local já estará aberto ao público a partir das 16h, com exposição e venda de trabalhos artesanais, moda, e culinária. Antes do show, Marcelo Galter ministrará o workshop com o tema: “Ritmica para Piano”, destinado a músicos profissionais e amadores. Os interessados devem solicitar inscrição através do email jamnacuca@hotmail.com, informando: nome completo, número de RG, endereço, profissão (se instrumentista, indicar o instrumento) e número do telefone celular.

O Projeto Jam na Cuca é contemplado no Edital Agitação – Dinamização de Espaços Culturais, da Secretaria de Cultura da Bahia, obtendo recursos financeiros do Fundo de Cultura da Bahia. A iniciativa conta com a parceria do Centro Universitário de Cultura e Arte e é uma realização do Ladobê Produções. As apresentações sempre são abertas gratuitamente ao público.

Sobre Marcelo Galter

Pianista, compositor e arranjador baiano, tem se destacado por sua atuação nos mais diferentes segmentos musicais. Toca e compõe jazz, música afro-baiana de vanguarda e música pop. Influenciado por múltiplas linguagens, tem como principal meio de expressão a música instrumental criativa.

Iniciou seus estudos musicais como autodidata aos 13 anos, tendo suas primeiras lições formais de música aos 16. Formou-se em Piano pela Universidade Federal da Bahia em 2001. Em 2003 participou do “Concerto de 20 anos do Grupo Garagem”, junto a Orquestra Sinfônica da Bahia.

Em 2004 acompanhou Hermeto Pascoal ao lado da “Orquestra Fina Flor”. Nesse mesmo ano participa da gravação do DVD “Clássica” da cantora Daniela Mercury. Em 2006 fez sua primeira apresentação solo no “Festival de Música Instrumental da Bahia”.

Em 2007 tocou com a cantora italiana Maria Pia de Vito com o guitarrista Nelson Veras. Em 2009 ingressou na banda de Daniela Mercury participando de festivais em turnês pela Europa, América do Norte, América Latina, Israel e Cabo Verde.

Em 2010 recebeu o convite de Letieres Leite para formar um grupo focado na música afro-baiana. O “Letieres Leite Quinteto” já participou de festivais pelos Sescs de São Paulo, dividindo apresentações com o baixista camaronês Richard Bona. Fez também turnês em Portugal e Londres onde participou de intercambio com o grupo londrino “United Vibrations”.

Ainda em 2010, fez parte da banda que acompanhou as cantoras Elba Ramalho, Roberta Sá, Paula Lima, Margareth Menezes e Daniela Mercury numa turnê nacional intitulada “Elas cantam Chico Buarque”. Nesse mesmo ano fez parte da banda que acompanhou o contrabaixista norte-americano, Stanley Clarke no “Phoenix Jazz Festival”.

Participou do festival “Back2Black” em 2013 no show “Tributo a Mama África”, em homenagem a Miriam Makeba, ao lado de Gilberto Gil, Alcione e grande artistas africanos como: Boncana Maiga, Aicha Koné, Ismael Lô, Iyeoka, Sayon Bamba e Zenzi Lee Makeba.

Em 2014 fez os arranjos para o show “Centenário de Caymmi”, em homenagem a Dorival Caymmi, tendo como participantes: Daniela Mercury, Danilo Caymmi e Virginia Rodrigues.

Ainda em 2014, compôs, arranjou e produziu o disco “Magiô”, do baterista Tito Oliveira. Atualmente vem desenvolvendo projetos pessoais e também ao lado do “Letieres Leite Quinteto”, Daniela Mercury dentre outros.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br