Feira de Santana: Clube de Patifes faz show de lançamento do novo disco ‘Casa de Marimbondo’

Clube de Patifes faz show de lançamento do novo disco 'Casa de Marimbondo'.
Clube de Patifes faz show de lançamento do novo disco 'Casa de Marimbondo'.
Clube de Patifes faz show de lançamento do novo disco 'Casa de Marimbondo'.
Clube de Patifes faz show de lançamento do novo disco ‘Casa de Marimbondo’.

Casa de Marimbondo é o novo lançamento do Clube de Patifes. Veterano da cena de Feira de Santana, o Clube tem dezessete anos de histórias e um envolvimento antigo com a cultura alternativa do Nordeste.

Um legado construído com persistência, a banda chega a 2016 com o trabalho inédito Casa de Marimbondo, quarto álbum de carreira, e mais um sonho concretizado. O disco é fruto de um longo e dedicado processo de composição e resulta numa sonoridade própria, conquistada com personalidade e audácia. O misturar da guitarra chorosa do blues com levadas rítmicas de estilos brasileiros como a chula e as batidas do samba de roda é só um dos diferenciais da personalidade do Clube de Patifes.

Plural no estilo e na proposta, o álbum pode servir de trilha para uma grande festa ou para suspirar junto nas composições de amor dolorido. Um trabalho de esmero, a produção de Casa de Marimbondo, assinada por André T., produtor de cacife elevado, é detalhada, cuidadosa e tem valor tanto pela qualidade quanto pela quantidade de parceiros envolvidos: o grande Luiz Caldas, precursor do Axé, na guitarra da faixa “Hey Mama”; o naipe de metais da big band instrumental IFÁ Afrobeat em “Voodoo; Du Txai (Cascadura) somando nos backing vocals de “Cavalo de Troia”; o clarinetista Ivan Sacerdote acrescentando sentimentalismo à excelente “2 de Novembro”, que também tem Danny Nascimento nos vocais; atabaques e outros toques percussivos por Tata Faraunguê e muitos outros detalhes perceptíveis com uma audição atenciosa provam que as experimentações são campo de pesquisa constante para o grupo.

Esteticamente, a banda cunhou o termo Candomblues para definir seu estilo: a raiz do blues com a raiz da música baiana, derivada dos ritmos africanos e sertanejos. Uma soma com resultados únicos, exatamente como a música composta pelo Clube de Patifes.

Originalmente um trio, com Pablues Casa Pronta (vocais, gaita e guitarra 12 cordas), Joílson Santos (baixo) e Paulo de Tarso (bateria), ao vivo o grupo recebe o reforço de Luyd Andrade e Rodrigo Borges, ambos na guitarra, e do trombonista Kinho Bone.

Para celebrar o lançamento de “Casa de Marimbondo” o grupo faz um show de lançamento, no dia 14 de abril (quinta-feira), no Offisina Music Lounge, em Feira de Santana.

Agenda

Data: 14 de abril de 2016, a partir das 21h

Club de Patifes @ Offisina Music Lounge | Rua Sabino Silva, 81 – Centro – Feira de Santana

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141147 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário