Evento sobre Fies marca lançamento do Sindicato de Instituições de Ensino Superior da Bahia

Associação dos Mantenedores do Ensino Superior (ABAMES) promove evento em Salvador.

Associação dos Mantenedores do Ensino Superior (ABAMES) promove evento em Salvador.

A Associação dos Mantenedores do Ensino Superior (ABAMES) realiza na sexta-feira (08/04/2016) Workshop para debater o Fies – Fundo de financiamento ao estudante do Ensino Superior. No evento, a entidade também celebrará a sua emancipação para sindicato, passando a atuar como Semesb – Sindicato das Entidades Mantenedoras dos Estabelecimentos de Ensino Superior da Bahia. O encontro acontecerá no Hotel Bahiamar, Jardim de Alah, das 8h às 16h, em Salvador.

O presidente da Abames, Prof. Carlos Joel Pereira, explica que com a emancipação sindical a entidade passa a representar totalmente os interesses do segmento de faculdades e universidades privadas, na base territorial do estado da Bahia frente às diversas estâncias oficiais. “Com a transformação da associação patronal em sindicato, todas as instituições de ensino superior da Bahia passam a ser regidas pelos mesmos princípios e compromissos comuns que venham a ser estabelecidos pela organização para a categoria”, afirma o professor.

Pereira diz que essa conquista da entidade, fruto de um trabalho desenvolvido há anos, é muito positiva também para a comunidade. “A Educação é basilar para o crescimento do estado. Com a crescente organização e alinhamento das instituições que viabilizam os cursos superiores, ganham os diversos segmentos impactados pelo setor e toda a sociedade”, acrescenta o presidente da organização.

Como sindicato, a entidade passa a ter independência inclusive para discutir aspectos legais, fiscais, regulatórios e trabalhistas. Atualmente, já conta com cerca de 40 instituições de ensino baianas filiadas. Um dos pilares de trabalho da Abames sempre foi atualização permanente no campo da Educação.

O evento do dia 08 de abril abordará diversos aspectos do Fies e da recente portaria normativa que estabelece as regras do programa para o ano de 2016. Desde o termo de participação e oferta de vagas; processo seletivo e critério de seleção; bem como os reflexos da norma. O palestrante convidado é o advogado e professor Edgar Gastón Jacobs, membro da Comissão na OAB/MG e autor de diversos artigos e livros na área de direito educacional.

Jacobs vai detalhar aspectos jurídicos-financeiros relacionados ao Fies, inclusive mensalidades, semestralidades e custos dos serviços. Na palestra, ele vai discorrer ainda sobre as pendências e tendências do Financiamento, repasses, recompras e acordos para pagamento do Fies 2015-1.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br