Evento gratuito discute “Fotografia, Novas Tecnologias e Futuro”, na Associação Bahiana de Imprensa

Cartaz Sarau da Imprensa.

Cartaz Sarau da Imprensa.

Da câmara escura, passando pela fotografia em preto e branco, até chegar às selfies, tão popularizadas nas redes sociais, a fotografia percorreu um longo caminho. Para abordar a sua importância, a terceira edição do Sarau da Imprensa discutirá o tema Fotografia, Novas tecnologias e Futuro com os fotógrafos Manu Dias, Marcelo Reis e Paulo Munhoz. O encontro será nesta quinta-feira (14/04/2016), às 19 horas, na Associação Bahiana de Imprensa (ABI), e terá como atração musical o cantor, poeta e cordelista Maviael Melo. O evento também fará uma homenagem ao Dia do Jornalista, comemorado em 7 de abril. A entrada é gratuita!

Para o jornalista Ernesto Marques, idealizador do projeto, a tecnologia trouxe recursos que, até bem pouco tempo, nem todo profissional de imagem alcançava. Ferramentas de captação e edição de imagens, antes vistas apenas em estúdios, agora cabem num smartphone. Segundo o jornalista, existe um aspecto valioso nisso. “Os trabalhadores da comunicação passam a ter à mão, condições objetivas para empreender. Segmentos até ontem sem condições de fazer a sua própria comunicação, agora produzem notícia e ficção em suportes diversificados”, avalia.

Ainda segundo Ernesto Marques, se essa mesma tecnologia coloca os profissionais da área diante de incríveis possibilidades técnicas e estéticas, por outro, faz surgir dilemas éticos sérios. “As possibilidades de manipulação permitem a criação de falsas verdades, mas o uso desses recursos também suscita dilemas sobre direitos autorais e relações de trabalho, sobretudo nas redações”, pondera.

Para o show de encerramento desta edição, o cantor, poeta e cordelista Maviael Melo promete um show intimista e dinâmico. Com uma banda formada apenas por voz, violão e violino, o cantor vai intercalar músicas de sua autoria e de cantores consagrados como Luiz Gonzaga, Chico Buarque e Chico César. “Vamos fazer um show dinâmico e autoral, com literatura de cordel, intercalado com poemas de Chico Pedrosa, Ronaldo da Cunha Lima, Rogaciano Leite e Wilson Freire”, adianta.

Projeto – O Sarau da Imprensa prossegue até o mês junho, sendo um encontro por mês, sempre às quintas-feiras, a partir das 19 horas. Para abordar temas contemporâneos, o projeto sempre trará a participação de especialistas, além de apresentações artísticas que dialogam com cada tema proposto. O projeto conta com apoio financeiro do Governo do Estado, por meio do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia. Podem participar estudantes, profissionais liberais, classe artística, jornalistas, comunicólogos, intelectuais, formadores de opinião e demais interessados.

Agenda

Quando: dia 14 de abril de 2016, às 19 horas;

Onde: Sede da Associação Bahiana de Imprensa – ABI (rua Guedes Brito, nº 1, edifício Ranulfo Oliveira, 8º andar,  no Centro Histórico de Salvador);

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br