Em um ano, Brasil repatria US$ 125 milhões desviados

Ministério da Justiça recupera cifra recorde em 2015, em grande parte devido aos acordos de delação premiada no contexto da Operação Lava Jato. Valor deve aumentar em 2016.

Ministério da Justiça recupera cifra recorde em 2015, em grande parte devido aos acordos de delação premiada no contexto da Operação Lava Jato. Valor deve aumentar em 2016.

O governo brasileiro repatriou no ano passado a cifra recorde de 124,9 milhões de dólares referentes a recursos desviados do país. O valor superou oito vezes o acumulado entre 2005 e 2014, quando foram recuperados 14,9 milhões de dólares, noticiou o jornal Folha de São Paulo neste domingo (24/04/2016).

Dos 124,9 milhões de dólares repatriados no ano passado, 94,6 milhões de dólares são relacionados a Operação Lava Jato, recuperados da Suíça e cujo principal destino são os cofres da Petrobras, abalada pelos desvios.

De acordo com Ricardo Saadi, diretor do Departamento de Recuperação de Ativos de Cooperação Jurídica – órgão do Ministério da Justiça –, o recorde foi possível em parte graças aos acordos de delação premiada, “nos quais os próprios investigados autorizam a repatriação de ativos, não havendo necessidade de se esperar o trânsito em julgado da sentença penal condenatória”.

Segundo Saadi, a cifra pode aumentar em 2016, com novos acordos de cooperação entre implicados na Lava Jato e a Justiça. De acordo com a Procuradoria, 49 delações já foram acertadas.

*Com informações do DW.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br