Eleições 2016 – Feira de Santana: vereador Pablo Roberto deixa PMDB e ingressa no PHS; partido se torna segunda maior bancada da Câmara e declara apoio à reeleição de José Ronaldo

Vereadores Pablo Roberto e Reinaldo Miranda unem forças para disputar as eleições de 2016.

Vereadores Pablo Roberto e Reinaldo Miranda unem forças para disputar as eleições de 2016.

O presidente da Câmara Municipal de Feira de Santana (CMFS), Reinaldo Miranda (Ronny), atraiu para o Partido Humanista da Solidariedade (PHS) Pablo Roberto Gonçalves da Silva, vereador mais votado no pleito de 2012. Com o ingresso de Pablo Roberto, o PHS passa a contar com quatro vereadores, se tornando a segunda maior bancada na Câmara. A primeira é o Democratas, partido do prefeito José Ronaldo.

Somados as votações dos vereadores do PHS, nas eleições de 2012, alcançam o total de 21.419 votos. Caso repitam a mesma votação nas eleições de 2016, dois vereadores estarão com mandatos garantidos. Nesse contexto, o desafio do partido é atrair novos quadros e legendas partidárias com a finalidade de ampliar o total de votos no pleito de 2016.

Insatisfação com o PMDB

O vereador Pablo Roberto explicou que a saída do PMDB para o PHS ocorreu em função da tomada de postura interna do partido em Feira de Santana. Na avaliação do vereador, a projeto do PMDB para as eleições de 2016 comprometia a possibilidade de reeleição. Ele explicou que sendo o único vereador da legenda, seria necessário um esforço para ampliar a participação do PMDB na Câmara, mas as ações estavam indo no sentido contrário.

Em Feira de Santana, o partido é dirigido pelo ex-deputado federal Colbert Martins Filho. Na eleição de 2012, o PMDB não conseguiu eleger vereador. Para as eleições de 2016, parece não dispor de nomes competitivos. Nesse cenário, é provável que o PMDB fique sem representatividade, mais uma vez, e o espaço que detém no governo municipal fique reduzindo em um possível novo governo Ronaldo.

Apoio ao prefeito

Ao Jornal Grande Bahia, o vereador Reinaldo Miranda afirmou que o partido vai apoiar a reeleição do prefeito José Ronaldo e seguir dando sustentação ao governo. Questionando quanto a formação de um bloco partidário único (Blocão), formado pelos vereadores que apoiam o governo do Democratas, Ronny inferiu que persiste na ideia, mas que trabalha, também, com outras alternativas.

Presidente do PHS municipal e vice-presidente estadual da legenda, Reinaldo Miranda destacou o interesse manifesto pelo vereador Ewerton Carneiro da Costa (Tom) em coligar o PEN, com o PHS. Ele avalia que é provável que outros partidos sejam atraídos para a coligação proporcional.

Ronny conclui explicando a nova composição do PHS: Pablo Roberto assume a liderança do partido na Câmara; Robeci da Vassoura, a vice-presidência municipal; e Antonio Rodrigues Pereira (Tonhe Branco) passa a ocupar cargo na executiva municipal.

Confira as votações dos membros do PHS e PEN nas eleições de 2012

Pablo Roberto obteve, em 2012, 7.592 votos. Ele foi eleito pelo PT, migrou para o PMDB, e vai concorrer à reeleição, em 2016, através do PHS.

Reinaldo Miranda (Ronny) obteve, em 2012, 7.297 votos. Ele foi eleito pelo PSDB, migrou para o PHS, e vai concorrer à reeleição, em 2016.

Antonio Rodrigues Pereira (Tonhe Branco) obteve, em 2012, 3.654 votos. Ele foi eleito pelo PSC, migrou para o PHS, e vai concorrer à reeleição, em 2016.

Robeci da Silva Lima (Robeci da Vassoura) obteve, em 2012, 2.876 votos. Ele foi eleito pelo PSC, migrou para o PHS, e vai concorrer à reeleição, em 2016.

Ewerton Carneiro da Costa (Tom) obteve, em 2012, 3.422 votos, através do PTN. Ele ficou na suplência, ocupou mandato de vereador, mudou para o PEN e vai tentar ser eleito em 2016.

Leia +

Eleições 2016 – Feira de Santana: Ewerton Carneiro anuncia que PEN fará coligação com PHS e que permanecerá apoiando José Ronaldo

Eleições 2016 – Feira de Santana: Ewerton Carneiro descarta participar da chapa formada por vereadores governistas

Outras publicações

Eleições 2016 – Feira de Santana: releito vereador em quarto lugar, Marcos Lima agradece por votação expressiva Filiado ao PRP, Marcos Antonio dos Santos Lima foi reeleito vereador, pela segunda vez, através da coligação ‘Pra frente Feira’, formada pelo PTB, PR...
Vereador comenta mudanças ocorrida em comandos da Polícia Militar em Feira de Santana Vereador Roque Pereira do Carmo lamentou que o tenente-coronel da Polícia Militar, Walter Tavares Dória, não foi escolhido para assumir o Batalhão Es...
Eleições 2016 – Feira de Santana: TRE designa seguranças para conter comportamento ameaçador de candidatos derrotados e juiz determina garantia da ordem pública Ofício do juiz eleitoral Cláudio Santos Pantoja Sobrinho determinando a garantia da ordem pública. O comportamento desequilibrado de alguns candidat...

Sobre o autor

Carlos Augusto
Carlos Augusto Oliveira da Silva (Carlos Augusto) é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF). Atua como jornalista e cientista social. Telefone: (75)98242-8000 | E-mail: diretor@jornalgrandebahia.com.br.