Edição 2016 do ‘Festival do Umbu’ movimenta município de Uauá, no sertão baiano

VIII Edição do Festival Regional do Umbu atraiu público para a cidade de Uauá.

VIII Edição do Festival Regional do Umbu atraiu público para a cidade de Uauá.

Produtor apresenta bebidas oriundas do processamento do umbu.

Produtor apresenta bebidas oriundas do processamento do umbu.

Consumidor conhece bebidas produzidas no sertão baiano.

Consumidor conhece bebidas produzidas no sertão baiano.

Seminários temáticos, lançamento de livros, vídeos e revistas, além de apresentações culturais, estão entre os destaques da VIII Edição do Festival Regional do Umbu, que segue até hoje (30/04/2016), na Praça São João Batista, no Centro de Uauá, município localizado a 416 quilômetros de Salvador.

A organização é da Cooperativa de Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), e a programação inclui também exposição e comercialização de produtos da região, com destaque para doces, geleias e compotas de umbu (fruta típica do nordeste brasileiro). Palestras e oficinas são ministradas, abordando temas como a tecnologia utilizada para o trabalho no campo.

Quem visitar a cidade vai poder assistir a shows culturais apresentados no palco armado na praça, a concursos de Contadores de Causos sobre o Sertão e de Cordel da Juventude, além de participar da Feira de Economia Solidária e Agricultura Familiar, que acontece no sábado, das 8h30 às 20h.

Durante o festival, os visitantes podem frequentar bares, restaurantes e pousadas de Uauá e de municípios vizinhos, como Canudos. A expectativa dos organizadores é que cerca de 40 mil pessoas passem pelo local do evento, nesse período.

Qualificação dos serviços turísticos

Com o objetivo de receber bem os visitantes, durante e após o evento, a Secretaria de Turismo do Estado (Setur) desenvolveu ações preparatórias para o Festival do Umbu, entre os dias 12 e 14 de abril, com a oferta de cursos e visitas a hotéis, pousadas e outros empreendimentos de serviços turísticos localizados no município situado na zona turística Caminhos do Sertão.

Foram ofertadas 50 vagas para trabalhadores e empreendedores de áreas relacionadas ao turismo dos municípios de Uauá, Canudos e Curaçá, com cursos de qualidade no atendimento e noções básicas de turismo, além do workshop de Boas Práticas e Higiene na Manipulação de Alimentos.

A equipe da Setur também visitou meios de hospedagem de Uauá, fazendo um levantamento da oferta hoteleira, com número de estabelecimentos e leitos, assim como controle de qualidade, com vistoria nas instalações e verificação dos serviços ofertados. Gestores das empresas foram orientados com relação a aspectos como segurança, políticas de preservação do meio ambiente, manutenção e conservação, dentre outros. Bares, restaurantes e agências de turismo passaram também por fiscalização preventiva e ação de fomento à regularização dos empreendimentos.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br