Deputado Carlos Geilson parabeniza jornalistas pela data comemorativa

Deputado Carlos Geilson parabeniza jornalistas pela data comemorativa.

Deputado Carlos Geilson parabeniza jornalistas pela data comemorativa.

Política, ciência, esporte, cultura, segurança pública, saúde, comportamento, tecnologia. Esses são apenas alguns assuntos que compõem as diversas pautas dos jornalistas, que são formadores de opinião pública. Neste dia 7 de abril, em que se comemora o Dia do Jornalista, o deputado estadual Carlos Geilson (PSDB) apresentou uma moção de congratulações na Assembleia Legislativa da Bahia parabenizando todos os profissionais.

Seja através da imprensa escrita, falada ou televisionada, o jornalista é responsável, em parte significativa, pelo pensamento que as pessoas têm sobre os temas citados e tantos outros. Porém, o trabalho desse profissional pode lhe trazer sérios riscos. O fato que originou a data comemorativa é um exemplo.

A criação da data remonta ao século XIX, período imperial, quando o jornalista João Batista Líbero Badaró foi assassinado por denunciar os desmandos do Império através do seu jornal Observador Constitucional. O crime motivou a ação popular que forçou D. Pedro I a deixar o trono em 7 de abril de 1831. Os séculos se passaram e os jornalistas continuam sendo alvos de ameaças e vítimas de crimes inaceitáveis, como o que aconteceu com Tim Lopes, morto no Rio de Janeiro em 2002 ao fazer matéria investigativa sobre corrupção de menores e tráfico de drogas.

“O jornalista tem um papel social de grande importância na construção de uma sociedade mais democrática. Nesta data tão representativa, parabenizo os jornalistas baianos pelo importante trabalho que desenvolvem em prol de uma sociedade mais justa e formada por cidadãos conscientes sobre os fatos que ocorrem na sua cidade, Estado e país”, frisou Geilson.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br