Deputado Carlos Geilson apresenta moção de pesar pela morte de José Ferreira Pinto

José Ferreira Pinto (Zé Pinto) atuou como empresário e político em Feira de Santana.

José Ferreira Pinto (Zé Pinto) atuou como empresário e político em Feira de Santana.

O deputado estadual Carlos Geilson (PSDB) apesentou uma moção de pesar na Assembleia Legislativa por conta da morte do ex-vereador de Feira de Santana, José Ferreira Pinto, ocorrida na noite desta terça-feira (26/04/2016). No documento, o parlamentar destaca a importância de Zé Pinto, como era mais conhecido.

“Zé Pinto tem uma trajetória de vida marcada pela luta digna por seu espaço na sociedade. Sem dúvidas ele contribuiu de forma significativa para o desenvolvimento de Feira de Santana, sendo para todo sempre lembrado como um grande nome da política brasileira. Lamento muito a sua morte”, declara Carlos Geilson.

Prezando pela sua qualificação, na juventude Zé Pinto fez o curso prático de Farmácia, além dos cursos Científico e de Contabilidade. Antes de ingressar na vida pública, ele foi balconista de loja e, com a implantação do sistema de transporte coletivo, cobrador, quando surgiu a ideia de criar um sistema de transporte alternativo, inicialmente com Kombi e depois com micro-ônibus, sendo o pioneiro no setor, em 1962. No ano de 1967, adquiriu a Farmácia Pinto, situada na avenida Senhor dos Passos, que funcionou até 1981.

Já na política, Zé Pinto foi vereador por seis vezes. O primeiro mandato dele foi entre 1967 e 1982. Como presidente da Câmara Municipal, exerceu o cargo de prefeito por várias vezes substituindo João Durval e, posteriormente, José Falcão da Silva. Entre os tantos projetos que ele apresentou na Casa está o que determinou o slogan para abertura dos trabalhos nas sessões: “Sob a proteção de Deus iniciamos os nossos trabalhos…”.

Por conta do seu trabalho, Zé Pinto recebeu honrarias, a exemplos da Comenda da Ordem do Mérito de Feira de Santana, Comenda Maria Quitéria, Comenda Vereador Dival Figueredo Machado, Título de Sócio Paul Harris do Rotary International e a Medalha de Grande Benemérito do Lyons Club. Casou-se com a professora Bernadete Maria Rodrigues Leite Pinto, com quem teve quatro filhos: José Ângelo, José Filho, Ângela Virgínia e Rita de Cássia. Ele também teve outros filhos: Isaura Gabriela, Ângelo Gabriel e um adotivo, Thomas Adrian.

 

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br