Coluna de Antônio José Larangeira de 4 de abril de 2009

Entre os estudiosos nacionais e internacional que tem se destacado no desenvolvimento de projetos que possuem como base o conceito de Cidade e Economia Criativa em todo mundo, estará o empresário e investidor  Edson Piaggio.

Entre os estudiosos nacionais e internacional que tem se destacado no desenvolvimento de projetos que possuem como base o conceito de Cidade e Economia Criativa em todo mundo, estará o empresário e investidor Edson Piaggio.

O “business man” Cita Pereira e Ana, em sociedade.

O “business man” Cita Pereira e Ana, em sociedade.

O “business man” Cita Pereira e Ana, em sociedade.

O “business man” Cita Pereira e Ana, em sociedade.

Quem tem 15 anos pode ter titulo

Mesmo tendo no momento 15 anos de idade, o jovem que completar 16 anos até o dia 2 de outubro próximo, data em que se realizará a votação do primeiro turno das Eleições 2016, pode solicitar, desde já, o primeiro título do eleitor a fim de participar do pleito deste ano. No entanto, adolescentes que forem fazer o alistamento eleitoral pela primeira vez devem ficar atentos ao prazo final para a realização do procedimento: 4 de maio. Nesta data ocorrerá o fechamento do cadastro eleitoral em todo o país, sendo, portanto, data limite, para que todos os eleitores façam qualquer tipo de solicitação junto à Justiça Eleitoral. Na Bahia, dos cerca de dez milhões de eleitores aptos a votar no momento, quase 139 mil têm entre 16 e 17 anos e votam facultativamente. Desses jovens, pelo menos 77 mil já fizeram o recadastramento biométrico.

Uma cidade mais criativa

Criatividade, inovação, sustentabilidade e tecnologia. Esses e outros ingredientes para construção de um conceito que cada dia mais se apresenta como uma solução econômica e cultural, serão debatidos durante o Seminário FeiraCidadeCriativa, que acontece no dia 16 de abril, a partir das 9h, no teatro da Câmara de Dirigentes Lojistas, em Feira de Santana. O evento vai promover um intercâmbio de experiências entre estudiosos nacionais e internacional que tem se destacado no desenvolvimento de projetos que possuem como base o conceito de Cidade e Economia Criativa em todo mundo, como a mestre em Administração e doutora em Economia, Ana Carla Fonseca; Alejandro Castañé, diretor do projeto Sampa Criativa; Paulo Miguez, vice-reitor da UFBA e o jovem Ronaldo Tenório, criador do Hand Talk, maior aplicativo social do mundo – eleito pela ONU. O contraponto local nas mesas de debate será feito pelo ex-vereador, Angelo Almeida; o empresário, Edson Piaggio; o diretor do SEBRAE, Isailton Reis e representantes do movimento cultural, Feira Coletivo. O presidente da Fundação João Mangabeira e ex-governador do Espirito Santo, Renato Casagrande, também estará presente no evento.

Feira sediará Congresso de Hipertensão

A hipertensão é uma das doenças que mais matam no mundo. Em Feira de Santana, a doença cardiovascular, que também pode ser resultado da hipertensão, é a primeira causa de morte, segundo dados do Ministério da Saúde (Data Sus 2013). Para discutir esse tema, a Sociedade Brasileira de Cardiologia – Regional Feira de Santana promoverá nos dias 15 e 16 de abril, o III Simpósio Nacional de Hipertensão. O acontecimento que é aberto a profissionais e estudantes da área de saúde em geral, será realizado no auditório do Hotel Atmosfera. Temas como diagnóstico, prevenção, estratégias para aumentar a adesão ao tratamento, formas de controle além do uso de remédios, serão discutidos com palestrantes de diversos estados no mês em que se celebra data de combate a doença (26). “Excelentes profissionais do nossos país participarão do Simpósio e é muito bom compartilhar nossa experiência. No final das contas, a Comunidade é quem ganha com essa troca”, declarou Israel Reis, presidente da regional.

Pós graduado

Especialista em Farmacologia, Fernando Gassmann Figueiredo  apresentou no Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) o trabalho “Avaliação da Atividade Antinociceptiva de Extrato das Folhas de Annona Foetida (Annonaceae) em Modelos Experimentais”.  A banca teve como orientadora Dra. Flávia Oliveira de Lima e como co-orientador Dr. Emmanoel Vilaça Costa.

Luz mais barata

O valor da conta de luz fica mais barata desde ontem. É que a  Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) programou para o início do mês de abril a mudança da cor da bandeira tarifária de amarelo para verde. Com isso, a taxa adicional cobrada pelo custo da produção de energia elétrica fica extinta. Até março, era cobrado um valor extra de R$ 1,50 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) de energia consumidos. Desde a criação do sistema de bandeiras, em janeiro de 2015, esta é a primeira vez que ela passa para a cor verde. Segundo a Aneel, a cor da bandeira tarifária varia de acordo com o custo de geração da energia elétrica. A taxa está em seu valor mais alto quando ela é vermelha. A cor amarela provoca uma cobrança mais baixa, enquanto a bandeira verde extingue a cobrança adicional. Em 2015, os consumidores pagaram R$ 14,7 bilhões a mais nas contas de luz por conta da bandeira tarifária.

Esta coluna é publicada nos sítios jornalísticos

Jornal Grande Bahia

Tribuna da Bahia e

Notícias da Bahia

Sobre o autor

Antonio José Larangeira
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: ajlarangeira2@hotmail.com.