Coluna de Antônio José Larangeira de 08 de abril de 2016

Eliana Carvalho que aniversariou e comemorou em familia. No flash com Eliana martins.

Eliana Carvalho que aniversariou e comemorou em familia. No flash com Eliana martins.

Anibal Gordilho, Suca Baratz e Cristiane Garcia, são figuras confirmadas para a Feijoada do Larangeira.

Anibal Gordilho, Suca Baratz e Cristiane Garcia, são figuras confirmadas para a Feijoada do Larangeira.

O prefeito Jose Ronaldo de Carvalho e Ivanette. estão entre os convidados especiais da feijoada do dia 16 de abril.

O prefeito Jose Ronaldo de Carvalho e Ivanette. estão entre os convidados especiais da feijoada do dia 16 de abril.

Feijoada em sociedade

O mais representativo das sociedades do eixo Salvador-Feira de Santana, estará se reunindo dia 16 próximo, no bucólico Sitio Campestre, oportunidade onde acontecerá a 24ª.Feijoada do Larangeira, o mais tradicional evento em que convergem figuras abençoadas, que juntas fazem o louvor a Yeshua através da banda Fredsson e abertura do bispo Roque Hudson e a pastora Neide Mamona. Daí, após servir a deliciosa feijoada do Cerimonial Suzana Magalhães, seguirá apresentação da nova sensação musical da Bahia,  Danniel Vieira e com encerramento pelo Grupo Acelerou. De Salvador virão desembargadores, empresários, além de figuras expressivas e os maiores formadores de opiniões da Bahia. Mais detalhes, nas próximas colunas.

Congresso de Desastres

Resgate, segurança, perícia, saúde e tecnologia são temas do 2º Congresso Internacional de Desastres em Massa (Cidem), evento organizado por professores Universidade Estadual de Feira de Santana que reúne palestrantes e especialistas de diversos países para discutir os mais recentes avanços em pesquisas e desenvolvimento técnico. Neste ano, o congresso será realizado em Salvador, entre os dias 10 e 12 de junho, no Hotel Fiesta e na Arena Fonte Nova e tem como tema central ‘Segurança para grandes eventos – Uma atenção mundial’. Na última edição do Cidem realizada em Feira de Santana, em 2015, 1.100 pessoas participaram das palestras e das atividades de simulação de desastres. “Em 2016 resolvemos levar o evento para a capital baiana porque é ano de Olimpíadas e a Arena Fonte Nova será palco de jogos. É uma oportunidade para promover uma discussão com especialistas sobre eventos com grandes multidões”, explica Jeidson Marques, coordenador do evento. Está prevista a participação de agentes de diversos estados brasileiros, membros de órgãos locais, regionais, nacionais e internacionais que agem em situações de desastres.

BRT

As obras de construção do BRT deram uma excelente acelerada. Com os problemas judiciais houve um atraso no andamento das obras, porém agora, o panorama é outro. O túnel entre as avenidas Maria Quiteria e Getulio Vargas deverá ser entregue entre  junho e julho, para melhorar os ânimo dos empresários daquela artéria. Valeu o empenho do prefeito Jose Ronaldo de Carvalho que usou recursos do município para que não acontecesse uma parada total das obras. Também vale evidenciar, de que o projeto com a implantação de um passeio entre as arvores na Getulio Vargas vai ficar realmente bastante bonito. De nada valeram  os protestos, falando em derrubada das arvores.

Mestre do karatê em Israel

O mestre Reginaldo Tadeu, 4º DAN em Karatê, avionou ontem, à Israel, onde irá realizar um curso com os principais mestres do Krav Magá e Kapap no país do Oriente Médio. O feirense foi um dos poucos selecionados no Brasil para realizar esse treinamento no Oriente Médio e com ele vão mais seis professores brasileiros. Enquanto Tadeu estiver se aperfeiçoando em Israel durante esses 20 dias, os seus atletas estarão disputando o Campeonato Brasileiro de Karatê, que teve início ontem. A delegação baiana será representada por 25 lutadores de Feira de Santana.

Gastronomia

Criatividade combina com gastronomia? Não só combinou como precisou ser receita básica para os estudantes do 9º semestre de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Feira de Santana , que receberam o desafio de criar um novo produto alimentício. O resultado foi o “Quibe com fibra de Caju”, que passou por uma análise sensorial na última terça-feira. Durante o dia, dezenas de pessoas degustaram a iguaria e opinaram acerca do nível de aceitação e da intenção de compra do produto. De acordo com a professora do Departamento de Tecnologia da Uefs, Jean Márcia Mascarenhas, o produto tem um sabor regional e, por isso, as chances de aceitação aumentam muito. Ainda segundo ela, valorizar as matérias-primas da Região Nordeste é um dos objetivos da disciplina que ministra, denominada Desenvolvimento de Novos Produtos.

Esta coluna é publicada nos sítios jornalísticos

Jornal Grande Bahia

Tribuna da Bahia e

Notícias da Bahia

Sobre o autor

Antonio José Larangeira
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: ajlarangeira2@hotmail.com.