Bahia terá 2º maior hospital especializado na saúde da mulher do País

Obras do Hospital Estadual São Jorge, localizado no Largo de Roma, em Salvador.

Obras do Hospital Estadual São Jorge, localizado no Largo de Roma, em Salvador.

Até o final de 2016, a população feminina da Bahia irá dispor do segundo maior hospital especializado no atendimento à saúde da mulher do Brasil. É o Hospital Estadual São Jorge, localizado no Largo de Roma, em Salvador, que passará a funcionar como Hospital da Mulher. O anúncio foi feito terça-feira (26/04/2016), pelo governador Rui Costa, após vistoriar as obras que estão em andamento.

Acompanhado do secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, e da primeira- dama e presidente das Voluntárias Sociais da Bahia, Aline Peixoto, o governador informou que os investimentos do Estado destinados à obra e equipamentos são de aproximadamente R$ 40 milhões.

Centro de referência

A unidade “será o centro estadual de referência para a saúde da mulher [com] a finalidade de prestar assistência médico-hospitalar na área de ginecologia”, explicou o secretário. O hospital terá dez salas cirúrgicas e 137 leitos – 98 para internação, dez leitos de UTI e 29 leitos para hospital dia. O centro de diagnóstico estará equipado com tomógrafo computadorizado, ultrassom, doppler scan, raio-X e laboratório 24 horas.

De acordo com o secretário, o Hospital da Mulher prestará assistência nas especialidades de ginecologia e mastologia. “Uma grande novidade será o atendimento na área da reprodução humana. Não ofertaremos apenas o serviço de contracepção. [A unidade] também dará suporte a casais com dificuldades para engravidar, serviço inédito no âmbito dos SUS [Sistema Único de Saúde] na Bahia”.

Os serviços incluem ainda atendimento na área de oncologia, com diagnóstico e tratamento do câncer integrado à Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do Hospital Santo Antônio, que também funciona no bairro de Roma.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br