Bahia antecipa para segunda-feira campanha de vacinação contra H1N1

Cartaz apresenta informações sobre prevenção ao vírus H1N1, conhecida como Gripe Suína ou Influenza tipo A.

Cartaz apresenta informações sobre prevenção ao vírus H1N1, conhecida como Gripe Suína ou Influenza tipo A.

A campanha de mobilização nacional contra a gripe (influenza) foi antecipada para a próxima segunda-feira (18/04/2016) na Bahia, mas, na maior parte dos estados, o Dia D de mobilização nacional será 30 de abril de 2016. A expectativa é vacinar pelo menos 80% do público-alvo, estimado em mais de 3,2 milhões de pessoas de todos os grupos prioritários. No ano passado, a Bahia alcançou índice de 81%.

A partir de segund-feira, os postos e centros de saúde passam a imunizar, prioritariamente, idosos, a partir de 60 anos; crianças de 6 meses a 5 anos incompletos, trabalhadores da área de saúde, mulheres grávidas ou que deram à luz há menos de 45 dias, povos indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade, em sistema socioeducativo.

Segundo a Secretaria de Saúde da Bahia, este ano, o estado registrou 11 casos de H1N1, até a semana passada, com três mortes em Salvador. Com a intensificação da campanha, a secretaria pretende reduzir a mortalidade e as complicações e  internações provocadas pelas infecções causadas pelo vírus da influenza. Com a chegada dos lotes de vacina, enviados pelo Ministério da Saúde, a vacinação foi antecipada na Bahia e em outros estados, devido aos casos de morte causados pelo vírus.

Mesmo com a campanha de vacinação, as autoridades sanitárias recomendam à população alguns cuidados, como lavar as mãos várias vezes ao dia, evitar tocar a face com as mãos e proteger-se da tosse e dos espirros com lenço descartável; manter os ambientes ventilados e evitar aglomerações e ambientes fechados.

*Com informação da Agência Brasil.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br