Aposte na prevenção para manter a saúde da garganta e cordas vocais em dia

Ilustração das cordas vocais. Ficar longe do cigarro, das bebidas alcoólicas e evitar pigarrear são cuidados necessários com a região.

Ilustração das cordas vocais. Ficar longe do cigarro, das bebidas alcoólicas e evitar pigarrear são cuidados necessários com a região.

A fala é considerada uma das principais formas de comunicação, além de ser instrumento de trabalho para alguns profissionais, como cantores, professores, locutores, recepcionistas e apresentadores. O que a maioria não percebe é que a garganta e as cordas vocais precisam de cuidados especiais e preventivos. Por isso, antes de ter falhas na voz, rouquidão, dor, tosse e pigarros, é importante saber o que pode comprometer a saúde do aparelho fonador.

Aproveitando a proximidade do Dia da Voz, comemorado no dia 16 de abril, a gerente médica da unidade MIP (Medicamentos Isentos de Prescrição) do Aché Laboratórios, Dra. Talita Poli Biason, traz dicas essenciais para cuidar da saúde da voz e da garganta. Confira:

Evite pigarrear: A prática gera um aumento da pressão na região e pode provocar lesões no aparelho fonador causando, dentre outras coisas, a rouquidão. O ideal é beber água e deglutir algumas vezes até limpar a garganta.

Fique longe do cigarro: As substâncias presentes no cigarro causam irritação nas cordas vocais, produção de muco levando a rouquidão. Outro malefício do hábito é que ele, em longo prazo, aumenta a possibilidade do aparecimento de câncer de laringe e pulmão.

Tenha moderação na hora de ingerir bebidas alcoólicas: O álcool causa irritação direta na garganta ao ser ingerido. A substância também eleva a chance de refluxo do conteúdo gastroesofágico que, por ser ácido, pode provocar irritação e inchaço nas cordas vocais.

Não respire pela boca: O hábito de respirar pela boca deixa a garganta seca e exige esforço maior para falar, comprometendo a saúde da voz. Além disso, o nariz tem a função de filtrar e umidificar o ar que respiramos, garantido que as defesas naturais do organismo, contra possíveis agressores, estejam sendo postas em práticas.

Vale ressaltar que se o indivíduo já apresentar problemas com a voz ou dores de garganta, o mais indicado é recorrer ao médico para que o mesmo indique o tratamento específico de acordo com o diagnóstico estabelecido. Em alguns casos de processos inflamatórios e dolorosos da boca e garganta, o especialista pode recomendar o uso de cloridrato de benzidamina que tem propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e anestésicas e é eficaz no alívio da dor. Assim, auxilia no tratamento de amigdalites, faringites e laringites.

Sobre o Flogoral

Disponível em pastilhas, spray, colutório e em creme dental, Flogoral (cloridrato de benzidamina) contém propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e anestésicas, essenciais para o combate de processos inflamatórios e dolorosos da boca e garganta. As pastilhas podem ser encontradas nos sabores cereja, laranja, menta e limão; o spray, nos sabores cereja e menta; já o colutório, laranja e menta; enquanto o creme dental é oferecido no sabor menta.

Sobre o Aché Laboratórios

O Aché é uma empresa 100% brasileira, com quase 50 anos de atuação no mercado farmacêutico. Conta com três complexos industriais: em Guarulhos (SP), São Paulo (SP) e Anápolis (GO). São mais de quatro mil colaboradores e uma das maiores forças de geração de demanda e de vendas do segmento no Brasil. Para atender às necessidades dos profissionais de saúde e consumidores, o Aché oferece um portfólio diversificado com 303 marcas em 747 apresentações de medicamentos sob prescrição, genéricos e MIP (isentos de prescrição), além de atuar também nos segmentos de dermatologia e nutracêuticos. Ao todo, são 130 classes terapêuticas e mais de 20 especialidades médicas atendidas. Recentemente, com a criação da Bionovis, passou a atuar em biotecnologia. No mercado internacional, exporta para 12 países das Américas e África. Em 2014, a companhia foi eleita a melhor empresa do setor farmacêutico pela revista Exame, na premiação Melhores & Maiores.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br