Vitória da Conquista: reunião dá seguimento às ações de revitalização do Rio Catolé

O Ministério Público estadual, por meio da promotora de Justiça Karina Cherubini, representantes de sete municípios da Bacia do Catolé e de entidades ambientais se reuniram na manhã de ontem, dia 10 de março de 2016, na sede da Promotoria Regional Ambiental, em Vitória da Conquista (VCA), para discutir e prosseguir com as ações de recuperação do Rio Catolé. Segundo a promotora, o planejamento com os municípios e demais instituições engloba cinco diretrizes: formação de parcerias, implantação do saneamento básico de Barra do Choça, gerenciamento de recursos hídricos para o abastecimento dos municípios, preservação do volume e da qualidade de água das barragens de Água Fria e de Serra Preta, e medidas conservacionistas de proteção às barragens e recursos hídricos em geral e mata ciliares.

Para Karina Cherubini, é importante dar continuidade às ações de recuperação enquanto proposta de criação do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Catolé está sendo analisada pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). A promotora informou também que cada município já apresentou um plano de atuação em seu próprio território, que contempla identificação de proprietários lindeiros ao rio, reuniões com proprietários rurais para sensibilização e conscientização sobre a importância das matas ciliares e das nascentes, além de estratégias de abordagem para recuperação das matas ciliares. Integram a Bacia do Catolé os municípios de Barra do Choça, Caatiba, Itambé, Nova Canaã, Planalto, VCA e Itapetinga.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br