Vereador reclama da dificuldade para fazer cirurgia ortopédica em hospitais de Feira de Santana

José da Costa Correia Filho (Correia Zezito) reclama da dificuldade para fazer cirurgia ortopédica em hospitais de Feira de Santana.

José da Costa Correia Filho (Correia Zezito) reclama da dificuldade para fazer cirurgia ortopédica em hospitais de Feira de Santana.

Em discurso proferido na tribuna da Casa da Cidadania, nesta quarta-feira (02/03/2016), o vereador Correia Zezito (PTB) teceu críticas à saúde pública de Feira de Santana, enfatizando a dificuldade encontrada por pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) para realização de cirurgias ortopédicas.

O edil disse, por exemplo, que conhece várias pessoas que estão aguardando por esse procedimento cirúrgico. “Estou com um senhor acamado na rua Jacobina, ele está com o pé cheio de parafusos, precisando fazer cirurgia, com ferimento na perna, não consegue marcar a cirurgia, porque o Clériston deu os primeiros socorros e mandou ele para casa, para, posteriormente, marcar a cirurgia, e fica marcando, marcando e sem resolver. Outro do Jardim Santana me procurou, esse está com o braço quebrado, o médico engessou, o mandou ir para casa, mas já tem 20 dias esperando a cirurgia”, queixou-se.

Inconformado, Correia pediu aos vereadores da bancada de oposição para que cobrassem do Governo do Estado a solução deste problema no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA).

Em aparte, o vereador Beldes Ramos (PT) explicou que o HGCA é uma unidade hospitalar para procedimentos de alta complexidade e, por conta disso, não está habilitado para fazer cirurgia ortopédica, a não ser, segundo ele, em caso de fratura exposta.  “Isso é uma atribuição do Município”,  disse.

Preocupado em resolver o problema, Correia informou que dará entrada em um requerimento pedindo explicações por parte dos hospitais que têm convênio com o SUS: Hospital de Traumatologia e Ortopedia (HTO), Clínica Ortopédica Traumatológica (CLIORT) e Casa Saúde Santana. O edil disse também que cobrará providências por parte da secretária municipal de Saúde.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br