Vereador pede agilidade para delimitação de localidades entre os município de Feira de Santana e São Gonçalo dos Campos

Vereador Beldes Luis Pereira Ramos pede agilidade para delimitação de localidades entre os município de Feira de Santana e São Gonçalo dos Campos.

Vereador Beldes Luis Pereira Ramos pede agilidade para delimitação de localidades entre os município de Feira de Santana e São Gonçalo dos Campos.

Durante pronunciamento no grande expediente, da sessão ordinária desta quarta-feira (23/03/2016) na Casa da Cidadania, o vereador petista Beldes Ramos tratou sobre a delimitação das localidades de Parque Viver e Jardim Aliança, pois ainda não há definição se pertencem à Feira de Santana ou São Gonçalo dos Campos. Segundo o edil, é preciso que haja uma definição rápida sobre o tema para que os moradores não sejam ainda mais prejudicados quanto a serviços essenciais, como saúde, educação, transporte e cultura.

“As linhas de transporte coletivo só vão rodar nestas comunidades até o dia 30 deste mês. É preciso que seja determinado logo se estas localidades vão pertencer à Feira de Santana ou a São Gonçalo, para que sejam determinados também os serviços essenciais prestados à comunidade, a exemplo do transporte. Porém, para que esta determinação aconteça depende apenas de um acordo entre os prefeitos de Feira e São Gonçalo. O sentimento que estas pessoas têm é que pertencem à Feira, pois na reunião que tive com elas pedi que levantassem o braço que se sente morador de São Gonçalo e ninguém levantou. Mas, quando perguntei quem se sente morador de Feira, todos levantaram”, relatou Beldes.

O edil pediu que os gestores municipais tenham sensibilidade para que seja homologado, o mais rápido possível, essa delimitação. “Os moradores não podem ficar aquém de serviços básicos como saúde, educação, transporte e cultura e para isso precisam ter um endereço certo. Peço a sensibilidade dos gestores para isto. Caso eles não entrem em um acordo, a Secretaria Estadual de Estudos Econômicos – SEI, irá mandar essa delimitação para a Assembleia, que a votará, passando por cima da opinião dos prefeitos”, explicou.

Beldes também pediu que o transporte coletivo urbano não seja suspenso e que haja mudança de horário. “Peço que não deixem suspender os ônibus que atendem a estas localidades, pois tem estudantes e trabalhadores que dependem do transporte público. Outra observação que faço é sobre o horário: o último carro roda até às 19 horas, mas tem muita gente que precisa do transporte até mais tarde. Chamo atenção também para isso”, pontuou.

Em aparte, o parlamentar Isaías de Diogo (PSC) informou que na última terça-feira (22), antes de visitar a localidade do Parque Viver, esteve com o prefeito e que o mesmo se colocou à disposição de acompanhar a comunidade nesse processo de delimitação. “Agora depende apenas de Furão ceder”, informou.  Para Wellington Andrade (PSDB), ao determinar a delimitação já determina também os direitos e deveres. “Sabemos do interesse do prefeito José Ronaldo em assumir a responsabilidade com estas comunidades, então vamos procurar o secretário Carlos Brito para definir de fato até onde é Feira”, sugeriu.

Também em aparte, o líder do Governo na Casa, vereador José Carneiro Rocha (PSDB) parabenizou Beldes pela coerência do discurso e afirmou que a responsabilidade da delimitação é da SEI e não dos prefeitos. “Esta é uma luta de anos e anos. Mas, esta não é uma decisão dos prefeitos e sim da SEI e da Assembleia Legislativa da Bahia”, pontuou.

No mesmo pedido, o vereador Edvaldo Lima (PP) afirmou que já existe um consenso entre os moradores e que o problema agora é o acordo entre os prefeitos. “Eles precisam sentar e acordar isso. O prefeito de São Gonçalo não pode mandar na vontade do povo”, avaliou.

De volta com a palavra, Beldes pediu que os responsáveis pelo caso chegassem logo a um consenso e que este fosse homologado, para que não haja mais protelação. “O que a SEI espera é um acordo, caso contrário definirá a delimitação passando por cima do ponto de vista dos prefeitos”, findou

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br