Vereador diz que transporte coletivo de Feira de Santana está sendo discriminado pelo gestor municipal

Vereador Edvaldo Lima dos Santos critica gestão do transporte público.

Vereador Edvaldo Lima dos Santos critica gestão do transporte público.

Em pronunciamento na tribuna da Casa da Cidadania, nesta segunda-feira (21/03/2016), o vereador Edvaldo Lima (PP) voltou a criticar o Governo Municipal, enfatizando o término do contrato do Poder Executivo com a Cooperativa do Transporte Alternativo de Feira de Santana (Coopetrafs). Os alimentadores não estão contemplados no edital do transporte público de Feira de Santana e, por conta disso, estão impedidos de circular na cidade.

Edvaldo se colocou à disposição dos motoristas e cobradores do transporte alternativo, afirmando que este tipo de serviço é imprescindível para o sistema de transporte público nas grandes cidades e capitais do Brasil.

De acordo com o edil, o transporte alternativo foi implantado no município pelo ex-prefeito José Falcão e, desde a sua implantação,  vem dando certo em Feira de Santana e tem aprovação dos usuários.

O oposicionista afirmou que, no ano passado, quando as antigas empresas do transporte coletivo urbano tiraram os ônibus de circulação, foi o transporte alternativo que evitou um “caos maior” no sistema de transporte público de Feira de Santana.

Na oportunidade, Edvaldo lembrou que foi rejeitado no Legislativo o projeto de lei, de sua autoria, que trazia segurança para os trabalhadores do transporte alternativo.  “Projeto de lei nº 02/2013. Artigo 1º – ‘Fica instituída a quantidade de quatro empresas distintas, através da livre concorrência, para a operacionalidade do serviço do transporte coletivo urbano de Feira de Santana’. Parágrafo único: ‘Fica também assegurado o direito do Serviço de Transporte Individual Alternativo Complementar (STIAC) para continuar explorando o sistema de transporte público desta cidade’”, destacou.

Ele diz ter certeza que a vontade dos vereadores governistas era aprovação do projeto supracitado, “mas o Governo do Município não deixou que fosse aprovado”, reclamou.

Edvaldo Lima apelou ao Governo Municipal, através do líder governista José Carneiro (PSDB), para que possa intermediar uma audiência com o prefeito José Ronaldo, a fim de que haja a renovação do contrato da Prefeitura com a Coopetrafs. “Eu faço este apelo em nome da população de Feira de Santana, eu faço este apelo em nome dos pais e mães de família que trabalham no sistema de transporte alternativo, para que o Governo do Município possa encontrar, o mais rápido possível, o caminho para retornar o sistema de transporte alternativo”, anseia.

Em aparte, o vereador José Carneiro assegurou que o Governo do Município está aberto ao diálogo. “Os próprios representantes do transporte alternativo são testemunhas disso. No último sábado, por exemplo, fora do expediente, estavam sentados Governo e representantes do transporte alternativo conversando para encontrar uma solução. O Governo não quer e não vai tomar decisão sem dialogar. Inclusive, nesta última semana teve um encontro com representantes do alternativo, do Ministério Público e do Governo. E decisões estão sendo tomadas e discussões estão avançando”.

O líder governista acrescentou que a Coopetrafs já apresentou, inclusive, a quarta proposta ao Governo Municipal, “que está se reunindo e decidindo com os representantes da categoria para, com certeza, encontrar uma solução que seja boa para todo mundo”.

Novamente com o uso da palavra, o vereador Edvaldo Lima disse que espera que o Governo do Município encontre uma solução ainda hoje para o problema, uma vez que, segundo ele, o transporte alternativo faz “um bem muito grande para a sociedade”, afirmou o oposicionista, salientando que “hoje chora por dentro quando vê o transporte alternativo sendo discriminado pelo gestor municipal”.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br