Site Laboratórios Compartilhados facilita realização de pesquisas na Bahia

Lançamento do portal laboratórios compartilhados na Fiocruz.

Lançamento do portal laboratórios compartilhados na Fiocruz.

Quem se dedica à ciência na Bahia já dispõe do site Laboratórios Compartilhados, um novo ambiente on-line que abriga equipamentos científicos de todo o território estadual. Lançada nesta terça-feira (22/03/2016) pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em evento no Parque Tecnológico da Bahia, na Avenida Paralela, em Salvador, a ferramenta facilita a realização de estudos e pesquisas.

Mais do que apresentar o site, o evento teve o papel de ampliar o convite a outras instituições que desejam disponibilizar os equipamentos no ambiente virtual, que atualmente tem 50 dispositivos, a exemplo de impressoras 3D e diversos tipos de analisadores e aparelhos espectrômetros.

Uma breve apresentação sobre os objetivos específicos do portal foi feita pelo chefe de Gabinete da Secti, Roberto de Pinho. Ele destacou que este “espaço pode ajudar a fortalecer relações com instituições externas, uma vez que pretende atender a demanda baiana, mas também auxiliar comunidades científicas de outros estados”.

De acordo com a Secti, muitas vezes, materiais são enviados para análises em outras localidades brasileiras porque não se tem conhecimento da gama de equipamentos existentes na Bahia. Por isso, espera-se que o barateamento e a maior dinamização nas pesquisas e estudos, realizados por cientistas que atuam no estado, sejam os primeiros resultados da iniciativa.

Durante o evento, o diretor da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-BA), Manoel Barral Netto, afirmou que o laboratório deve “facilitar a cooperação acadêmica e permitir maior interação com o setor empresarial”. Para o coordenador de Transferência de Tecnologia do Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Gesil Amarante, “a deficiência que tínhamos na divulgação dos equipamentos científicos disponíveis deve ser sanada com o lançamento e evolução deste espaço”.

No site Laboratórios Compartilhados, a busca pelos aparelhos já pode ser feita na página inicial. Os equipamentos são de propriedade de universidades, institutos de pesquisa e instituições de pesquisa privadas sem fins lucrativos.

Publicidade

Compartilhe e Comente

Facebook do JGB

Publicações relacionadas

+ Publicações >>>>>>>>>

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br