Selo Editorial Castro Alves lança segunda obra

Convite - Açambarcadores e famélicos.

Convite – Açambarcadores e famélicos.

Açambarcadores e Famélicos – Fome, carestia e conflitos em Salvador é o título da segunda publicação do Selo Editorial Castro Alves. A obra, uma parceria com a Editora da Universidade Estadual da Bahia (EDUNEB), será lançada no sábado (05/04/2016), às 18hs, no Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador.

No livro, uma tese de Doutorado defendida por Ricardo Moreno na Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ), o autor faz um relato histórico do movimento de revolta contra a carestia dos preços, em especial da carne e da farinha, no período de 1858 a 1878. E revela como se dava o controle do comércio de abastecimento por um número pequeno de investidores que comercializavam produtos oriundos do Recôncavo Baiano. Também faz uma análise política do papel de instituições como a Câmara de Vereadores e Assembleia Provincial em um período marcado por conflitos envolvendo  o presidente da Província, vereadores e deputados conservadores e liberais.

Sobre o autor

José Ricardo Moreno Pinho é Professor de História da África no curso de História do Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Campus Alagoinhas. Possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade Federal da Bahia (UFBA – 1997), Mestrado em História pela Universidade Federal da Bahia (UFBA – 2001) e Doutorado pela Universidade Federal Fluminense (UFF – 2015). É coordenador da Secção baiana da Fundação Maurício Grabois (FMG-Ba) e editor da Revista Dialética (www.revistadialetica.com.br).

O Selo

O Selo Editorial Castro Alves foi criado através de um Projeto de Resolução (20/2013) do vereador Everaldo Augusto (PCdoB). Além da homenagem ao poeta baiano, o objetivo do Selo é editar publicações literárias de autores baianos em artigo, prosa, poesia, crítica literária, ensaios, etc., e contribuir para divulgar questões históricas da política, economia, além da diversidade étnica, religiosa, artística e arquitetônica da cultura soteropolitana. Toda sua produção é distribuída entre os autores, acervo próprio, bibliotecas e instituições públicas de ensino e fomento à cultura.

Agenda

Quando: 5/4/2016 | Horário: 18hs

O que: Lançamento do livro – Açambarcadores e Famélicos – Fome, carestia e conflitos em Salvador

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br