Salvador se prepara para o período de chuvas

Vista aérea de Salvador.

Vista aérea de Salvador.

A prefeitura de Salvador começou a treinar famílias que vivem em locais de risco para deixarem suas casas de forma segura em caso de possibilidade de deslizamentos de terras e alagamentos. Essa é uma das principais atividades de prevenção para o período de chuvas, que costumam ser intensas entre os meses de abril e julho, gerando centenas de desabrigados ou desalojados na capital baiana.

Segundo o prefeito ACM Neto, as pessoas serão encaminhadas para os pontos de apoio e devem receber, até conseguirem um imóvel por programas sociais como Minha Casa Minha Vida, um auxílio aluguel no valor de R$ 300.

“A nossa ideia é garantir que a comunidade participe do processo de preparação para o período das chuvas. Seja no sentido de educar e orientar sobre o momento de abandonar o imóvel ou mostrar à comunidade como ela pode ajudar”, explicou ACM Neto.

Ele alertou as famílias que voltarem para as casas onde havia risco no ano passado que  serão notificadas a deixar o local, novamente. “Vamos suspender o aluguel social às famílias que retornaram às casas em áreas de risco”.

O trabalhador autônomo Francisco Vanderlei se prontificou a ajudar na região onde mora, no bairro Campina de Pirajá. “A área é de grande risco, onde sempre ocorrem deslizamentos, que deixam os moradores sem ter aonde ir. Infelizmente, todo ano, sempre acontecem esses desastres”, diz o voluntário de 46 anos.

*Com informação da Agência Brasil.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br