Salvador: espetáculo cênico-musical Duas & Dois completa um ano de apresentação

Cartaz do espetáculo 'Duas e Dois'. O espetáculo cênico-musical alia requinte a uma ode à nossa música e o sentimento de pertencimento de nossa gente.

Cartaz do espetáculo ‘Duas e Dois’. O espetáculo cênico-musical alia requinte a uma ode à nossa música e o sentimento de pertencimento de nossa gente.

Após passar pelos Teatros Eva Herz e Módulo em temporadas passadas, Duas & Dois está em cartaz na sua quarta temporada, às quintas, no Teatro Sesc Casa do Comércio, às 21 horas, em Salvador. Neste mês de aniversário, e em comemoração ao mês da mulher, mulheres pagam meia entrada. Mais canções, mais histórias, mais construções musicais e simbólicas, mais surpresas. Som e luz, de qualidade técnica perfeita, acompanham esta atmosfera de descobertas e intimidade e merecem destaque, feitas, especialmente, pelo Sound Designer Vavá Furquim e pela Light Designer Fernanda Mascarenhas.

O teatro musical no Brasil se originou por volta de 1859, com artistas franceses, no Teatro Ginásio do Rio de Janeiro. O espetáculo foi “As Surpresas do Sr. José da Piedade”, de Justiniano de Figueiredo Novaes. O Teatro, tradicionalmente, foi o lugar de descoberta para compositores hoje consagrados na música brasileira, como Chiquinha Gonzaga, Carlos Gomes, Ary Barroso e Tom Jobim. Duas & Dois tornou-se um espetáculo de sucesso do seu gênero no Brasil. O espetáculo cênico – musical é uma festa para os sentimentos: faz rir, chorar, sentir saudade e se identificar com suas músicas, histórias e com a própria identidade cultural do Brasil, que compõe, também, a identidade do brasileiro.

Ana Mametto, Alexandre Leão, Cláudia Cunha e Yacoce Simões, usam, desde o requinte e doçura de Tom Jobim, a força do rock de Rita Lee, para retratar a identidade diversa de nossa cultura. A história se passa às 2:02 da manhã, quando quatro artistas amigos se juntam para cantar e contar histórias sobre grandes compositores baianos e brasileiros.  A relação de pertencimento e identidade é o grande cerne conceitual do espetáculo. O espectador, imbuído de sentimentos coletivos, ri, chora, se emociona e participa. Essa sinergia expressa nossos valores, crenças e origens que, mesmo tendo histórias diferentes, raças ou credos, convergem na mesma coletividade, cultura e simbolismo. “A única expressão que pode resumir o Duas & Dois é ser um show de música em teatro. Nada mais pode explicá-lo, só sentindo-o”, diz Andrezão Simões, diretor do espetáculo. Duas & Dois pode ser considerado um resgate da identidade baiana, e brasileira, através da poesia, música e do lugar de fala dos seus artistas. Um espetáculo para identificar-se e reconhecer-se, como parte da grande miscelânea cultural brasileira.

Agenda

O quê: Show Duas & Dois com Cláudia Cunha, Ana Mametto, Alexandre

Leão e Yacoce Simões

Onde: Teatro Sesc Casa do Comércio | Salvador

Quando: Toda Quinta-feira

Horário: 21h

Duração: 1h30

Classificação: 14 ano

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br