Reitor da UFBA visita Campus Anísio Teixeira e promete se empenhar para atender as demandas

Reunião com o Reitor João Carlos Salles.

Reunião com o Reitor João Carlos Salles.

O reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), João Carlos Salles, acompanhado de quase todos os pró-reitores que compõem a estrutura administrativa da UFBA, cumpriu, na última sexta-feira (04/03/2016), uma agenda de visita ao Campus Anísio Teixeira, cuja unidade de ensino completa, em outubro deste ano, 10 anos que deu início às suas atividades em sala de aula.

As categorias da UFBA-Conquista, formada por alunos, professores e técnicos-administrativos, tiveram, ao longo do dia, a oportunidade de expor, de perto, à Administração Central as suas demandas, dar as suas sugestões e contribuições e ainda pensar, de forma sustentável, a expansão do Campus Anísio Teixeira, já tendo em vista seu futuro desmembramento e a criação, em longo prazo, da então chamada Universidade Federal do Sudoeste da Bahia.

Sensível às lutas travadas em prol de uma educação de qualidade, João Carlos Salles, junto com sua equipe de trabalho, prometeu, mesmo com todas as dificuldades econômicas e instabilidade política que o Brasil atravessa neste momento, se empenhar em atender as demandas apresentadas pela comunidade acadêmica da UFBA-Conquista. Ele lembrou que é preciso ter paciência devido aos cortes orçamentários impostos às universidades federais brasileiras e que a luta em favor da universidade pública, gratuita, inclusiva e de qualidade tem de ser uma constante.

Mas, mesmo em meio a um cenário adverso, o Pró-Reitor de Superintendência de Meio Ambiente e Infraestrutura, Fábio Macedo, assegurou, na ocasião, que os processos e trâmites previstos em lei para edificação de obras públicas, por exemplo, já estão bem adiantados, e logo devem sair as licitações para contração de empresas especializadas que se tornarão responsáveis por obras importantes do Campus Anísio Teixeira, como a finalização do Prédio Administrativo, a construção da Biblioteca, do Biotério e da Quadra Poliesportiva, entre outras estruturas da Unidade, que já conta com mais de mil alunos distribuídos entre sete cursos de graduação, três mestrados e um doutorado.

As três categorias existentes no Campus Anísio Teixeira se mostraram satisfeitas com as discussões levantadas, sobretudo, com o comprometimento do Reitor e sua equipe com temas que afetam diretamente a comunidade acadêmica, como as condições de trabalho, as obras estruturais, que dão suporte ao ensino, pesquisa e extensão, e a permanência dos estudantes, especialmente os de baixa renda, na universidade.

Para uma das representantes dos estudantes da UFBA-Conquista, Ellen Lima, a vinda do reitor, acompanhado de seus pró-reitores, ao Campus Anísio Teixeira, é sempre muito importante, pois, nas palavras de Ellen, além de se estreitar os vínculos com os alunos, pode-se explicar melhor as demandas da classe estudantil. “Para nós, estudantes, essa gestão vem tendo avanços importantes, e aqui em Vitória da Conquista nossas demandas têm sido recebidas e em muitos casos acatadas. A gestão atual colocou que a assistência estudantil seria prioridade e que os cortes não atingiriam esse setor, e, de fato, cumpriu com o que se propôs desde o início”, opinou.

Contente com o êxito do encontro com as categorias, João Carlos Salles avaliou que houve avanços na compreensão das demandas do campus da UFBA, em Vitória da Conquista, e que ele e seu grupo irão trabalhar para superar os problemas identificados e o isolamento devido à distância de mais de 500 km entre a unidade e a Administração Central, que fica em Salvador, além de aumentar a cooperação entre os campi. “Eu acho que foi uma excelente atividade com todas as categorias; as questões muito pertinentes que só vão contribuir para nossa gestão; vamos repetir com mais frequência essa experiência”, finalizou.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br