Pesquisa aponta características dos profissionais ‘do futuro’

Cada vez mais, as exigências para os profissionais que estão no mercado de trabalho aumentam. O indivíduo tem que se mostrar “multi-tarefa” e cheio de qualidades que o façam se destacar entre tantos outros no momento de uma seleção. Uma pesquisa realizada pelo IBOPE mostrou que as principais competências dos profissionais do futuro são: 49% flexibilidade, 38% poder de adaptação, 30% domínio de línguas e 28% capacidade de resolução de problemas.

“O profissional dos tempos atuais tem que mostrar a sua capacidade e as suas qualidades no dia a dia do seu trabalho. Saber se adaptar a situações adversas e estar sempre preparado para isso é muito importante”, comenta Anderson Braga, mantenedor do CETTPS, que é referência em ensino técnico e profissionalizante em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador.

A pesquisa, que ouviu a opinião de cerca de 1000 internautas, também avaliou quais competências esses profissionais já reconhecem possuir e quais serão necessárias adquirir. A capacidade de resolver problemas, com 59%, foi a mais citada como já adquirida. Entre as características que ainda precisam ser trabalhadas, desenvolver o espírito empreendedor foi a mais citada, com 32%. “Acima de tudo, o profissional do futuro precisa estar qualificado e preparado para o mercado. E buscar sempre olhar para a frente. Quem tiver esse conjunto de características, com certeza terá sucesso na carreira”, conclui Anderson.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br