Perfil do Ministro da Justiça Wellington César Lima e Silva

Wellington César Lima e Silva foi procurador de Justiça do Estado da Bahia e, atualmente, foi nomeado Ministro da Justiça do governo Rousseff.

Wellington César Lima e Silva foi procurador de Justiça do Estado da Bahia e, atualmente, foi nomeado Ministro da Justiça do governo Rousseff.

A presidenta da República Dilma Rousseff anunciou o nome de Wellington César Lima e Silva como novo ministro da Justiça do Brasil. Ele assumirá o cargo em substituição ao atual ministro José Eduardo Cardozo. Wellington César é procurador de Justiça do Ministério Público do Estado da Bahia, tem 50 anos e 25 de carreira. Ele chefiou o Ministério Público por dois mandatos consecutivos (2010 a 2014).

Mestre em Ciências Criminais e doutorando em Direito Penal e Criminologia, é conceituado penalista e lecionou na Universidade Federal da Bahia (Ufba), Escola de Magistrados da Bahia (Emab), Universidade Salvador (Unifacs) e, como professor de curso de especialização, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). A data da posse deve ser anunciada em breve.

No período em que esteve à frente do Ministério Público do Estado da Bahia, Wellington César criou o Comitê Interinstitucional de Segurança Pública (CISP), órgão responsável por congregar diversas instituições em torno do objetivo de propor sugestões para um sistema de justiça criminal e de defesa social mais ágil e efetivo. Ele também se destacou no papel de aproximação entre o Ministério Público e as Polícias e na participação no programa Pacto pela Vida, do Estado da Bahia. O novo ministro contará em sua equipe de trabalho com os promotores de Justiça baianos Paulo Modesto e Cristiano Chaves.

Soteropolitano, Wellington Cesár Lima e Silva ingressou no Ministério Público como promotor de Justiça em 1991. Em 2010 integrou a lista tríplice para o cargo de procurador-geral de Justiça como terceiro mais votado, sendo nomeado para o cargo pelo governador do Estado. Candidato à reeleição em 2012, foi o primeiro colocado na votação com maior percentual histórico das disputas eleitorais na instituição, sendo reconduzido ao cargo. Atualmente, exercia o cargo de procurador-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br