Oficinas gratuitas de literatura movimentam município de Ipirá

Garagem Literária.

Garagem Literária.

Oficinas de criação literária gratuitas serão oferecidas exclusivamente às crianças com idades entre 08 e 12 anos, do município de Ipirá, localizado a 210 quilômetros da capital baiana. Na terceira edição do Garagem Literária, o público infanto-juvenil vai aprender, de maneira lúdica, técnicas e ferramentas para a produção da literatura e da manifestação artística que tem a palavra como matéria-prima. Serão quatro encontros sempre às terças-feiras, entre os dias 29 de março e 19 de abril, das 16h às 19h, realizados na Rua José Gabriel, 370, na residência da educadora e coordenadora do projeto, Inaê Sodré.

Entrando no último ciclo, os eventos vão abordar a Escrita Criativa, seguindo as recomendações do escritor italiano, Gianni Rodari, através da obra “Gramática da Fantasia”. As oficinas serão ministradas por Inaê Sodré e a convidada Jamilly Starling, pesquisadora em Literatura Infantil e licencianda em Pedagogia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). A convidada vai ajudar, com sua experiência na área, a estimular a imaginação criativa das crianças. A intenção é que elas possam produzir textos lírico-narrativos e, desse modo, trazer a literatura para o repertório de conhecimento desses futuros adultos, ampliando as possibilidades de leitura de mundo.

O estímulo à leitura, à cultura da escrita e à imaginação serão fatores trabalhados nos encontros, uma vez que auxiliam na pronúncia, no enriquecimento de vocabulário, na comunicação e na grafia correta das palavras. “O projeto proporciona, além do aprendizado de técnicas e ferramentas como dispositivos da criatividade na escrita, como espaço e tempo de experimentação, sensibilidade, diálogos e a alegria de estar aprendendo juntos. As crianças vão apreender com a produção de textos, na coletividade, modos de convívio com a diversidade na troca de conhecimento e descobertas na relação humana”, explica Inaê Sodré, coordenadora artística do projeto. Os textos produzidos durante as edições do Garagem Literária serão transformados em um livro, que vai ser lançado ainda no mês de maio, no interior baiano.

Teatro, poesia e música – A fim de celebrar o encerramento do ciclo de oficinas, será realizado um evento, no dia 23 de abril, no Centro Cultural Elofilo Marques, no centro de Ipirá. A Companhia de Teatro Gil Santana vai encenar o clássico infantil Chapeuzinho Vermelho, às 17h. A programação segue com um sarau literário, 18h, e, para fechar com chave-de-ouro, sobe ao palco o cantor e compositor Raimundo Sodré. O evento gratuito pretende reunir 500 pessoas, entre participantes das oficinas, familiares e a comunidade local e da Bahia.

Agenda

Onde: Rua José Gabriel, 370, Centro, Ipirá-Bahia

Quando: terças-feiras, 29 de março a 19 de abril de 2016;

Horário: 16h às 19h;

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br