Oficinas do VI Festival de Cinema Baiano ocorrem em Juazeiro, Feira de Santana e Itabuna

Cartaz da 6º edição do Festival de Cinema Baiano.

Cartaz da 6º edição do Festival de Cinema Baiano.

Estão abertas as inscrições para a primeira etapa das Oficinas do VI FECIBA – Festival de Cinema Baiano, que têm como objetivo a formação e o aperfeiçoamento profissional para o mercado audiovisual e ampliam as discussões acerca do universo cinematográfico e cultural do estado. Até o dia 25 de março de 2016, os interessados poderão se inscrever para o curso de Produção de Elenco, que será realizado em Juazeiro, primeira cidade a receber o festival, de 08 a 10 de Abril, no Centro de Cultura João Gilberto.

Na segunda etapa do VI FECIBA, Feira de Santana receberá a oficina de Produção de Curta-metragem e Itabuna, que encerra o evento, a oficina de Direção de Fotografia. As inscrições para esses cursos poderão ser feitas em abril e maio, respectivamente.

Sob o comando de Elson Rosário, ator, produtor de elenco e atual presidente no Colegiado Setorial do Audiovisual da Bahia, a oficina de Produção de Elenco propõe capacitar os participantes na prática do fazer cinematográfico, instrumentando-os com habilidades e técnicas para atuação em todas as etapas necessárias para a produção de elenco em obras audiovisuais. Contando com aulas expositivo-dialógicas e práticas, incluindo o uso de celulares e câmeras fotográficas digitais na pesquisa, testes e audições para seleção de elenco, a oficina busca ainda aplicar técnicas de planejamento na realização dos trabalhos para a produção de elenco.

Feira de Santana e Itabuna

A oficina de Produção de Curta-metragem, que será realizada pela roteirista, diretora e produtora Paula Gomes em Feira de Santana, busca fornecer embasamento básico prático e teórico da produção de curta-metragem, colocando os participantes em contato com todas as etapas da realização de uma obra audiovisual, desde a pré-produção, passando pela produção, até as etapas de pós-produção (distribuição e exibição da obra) e objetiva que cada participante possa encontrar seu próprio método para a realização de curtas-metragens. Os interessados poderão se inscrever entre os dias 04 e 22 de abril. A oficina será realizada no Centro de Cultura Amélio Amorim, de 13 a 15 de maio.

Já a cidade de Itabuna recebe a oficina de Direção de Fotografia, sob o comando do diretor, editor e diretor de fotografia, Jerônimo Soffer. O curso intenta delimitar qual o papel deste profissional dentro do set de filmagem, contemplando, a partir de exercícios práticos e teóricos, temas como linguagem, iluminação, cor, lentes e composição, além de expor conteúdos relativos aos conceitos e estilos de iluminação, direção, qualidade, tipos de refletores e acessórios de iluminação. As inscrições estarão abertas entre os dias 02 e 20 de maio. A oficina acontecerá no Centro de Cultura Adonias Filho, de 09 a 11 de maio.

Saiba como se inscrever

As inscrições para as oficinas nas três cidades serão realizadas de acordo com as seguintes etapas: após o preenchimento da ficha de cadastro disponível no site do evento, os interessados deverão realizar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 50,00 (cinquenta reais) mediante transferência ou depósito bancário e enviar o comprovante de pagamento junto com o nome completo para o e-mail oficinas@feciba.com.br. Em casos de desistências, o valor não será ressarcido.

São oferecidas 20 vagas para cada uma das oficinas, que terão 12h de carga horária total, com emissão de certificados aos participantes que cumprirem o mínimo de 75% do curso. Todas as informações sobre dados bancários, currículo completo dos facilitadores e ementas dos cursos estão disponíveis no site do festival.

O VI FECIBA foi contemplado pelo edital 02/2015 – Agitação Cultural – Dinamização de Espaços Culturais da Bahia, vinculado ao Fundo de Cultura da Bahia – FCBA, promovido pela Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia e é uma realização do NúProArt – Núcleo de Produções Artísticas e da Voo Audiovisual.

Saiba mais sobre o VI FECIBA: www.feciba.com.br

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br