Modernização da iluminação pública de Feira de Santana é debatida em audiência pública na Câmara Municipal

Feira de Santana estará entre os poucos municípios do Brasil com iluminação a LED.

Feira de Santana estará entre os poucos municípios do Brasil com iluminação a LED.

O advogado Antônio Filho, que representou a empresa, Brasiluz Eletrificação e Eletrônica Ltda, que elaborou o projeto de modernização da iluminação pública de Feira de Santana, o definiu como de vanguarda por colocar Feira de Santana entre poucos municípios a adotar a iluminação a LED. “É uma iniciativa voltada para o futuro e que vai beneficiar as próximas gerações”. A proposta é substituir todos os 52 mil pontos de iluminação pública. “Será uma modernização sem precedentes. Terá eficiência, qualidade e segurança”.

Ele detalhou o projeto, falou das características da iluminação atual e a comparou com a que se pretende instalar – no tocante à área iluminada. Abordou as vantagens financeiras deste tipo de lâmpada, que duram mais de 50 mil de uso e gera uma economia de 66% em relação aos equipamentos atuais, da sua eficiência e que elas vão proporcionar mais segurança e melhorar a qualidade ambienta. “Luz branca torna as ruas mais agradáveis”.

O presidente da Agência Reguladora Municipal, Manoel Cordeiro Neto, considerou altamente proveitoso os resultados da audiência pública realizada na manhã desta sexta-feira, (11/03/2016), que debateu, na Câmara Municipal, a PPP para a gestão de iluminação pública no município. “Os nossos objetivos eram dar publicidade e que os interessados no tema participassem. E foi o que aconteceu”.

Os presentes puderam se manifestar por escrito ou verbalmente. O que foi apresentado, de acordo com Manoel Cordeiro Neto, serão devidamente analisado e, se os seus conteúdos estiveram dentro do objeto de debatido, serão inseridas no edital que está sendo elaborado pela Prefeitura de Feira de Santana. Lembrou que o chamamento público para manifestação de interesse foi lançado há quase um ano.

O secretário de Planejamento, Carlos Brito, analisa que a modernização da iluminação pública será um avanço sem precedentes para o município, por ser tecnologicamente moderno e que cujos reflexos serão sentidos nas próximas décadas. “É uma iniciativa que vai preparar a cidade para o futuro e se busca melhora o serviço”.

A proposta apresentada, disse o secretário de Serviços Públicos, Justiniano França, é inovadora e avançada e vai colocar o município entre os que oferecerão aos seus cidadãos uma iluminação pública de qualidade.

O empresário Eduardo Freire, da Ghia Engenharia, afirmou que a audiência pública da aos cidadãos o direito de se expressar e que Feira de Santana vai se igualar, neste setor, a cidades como Uberaba, Vitória, Belo Horizonte e Cuiabá.

A audiência pública foi solicitada pela Comissão de Obras, Urbanismo, Meio Ambiente e Agricultura da Câmara, que é presidida pelo vereador Alberto Nery. Participaram o vereador Pablo Roberto e representantes da OAB.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br