Lixo coletado na Caminhada Raízes da Bahia vira arte

Caminhada Raízes da Bahia.

Caminhada Raízes da Bahia.

Unir arte e sustentabilidade a serviço da cultura da Bahia. É com esse propósito que a Caminhada Raízes da Bahia, que reuniu mais de 10 mil pessoas no Dique do Tororó em janeiro, realiza mais uma atividade reafirmando o propósito de difundir as manifestações culturais do estado. Dessa vez, além da cultura popular, o meio ambiente está em foco. Os quase 50 kg de plástico provenientes de garrafas PET coletadas durante o evento serão transformados em uma instalação artística pelas mãos da artista visual Miriam Moreira. A obra será instalada no Eco Parque Sauípe, na Linha Verde, e inaugurada no dia 25 de março de 2016.

Tendo como inspiração a pluralidade da cultura de matriz popular, os grupos e manifestações que compuseram a Caminhada Raízes da Bahia, a instalação terá três pilares principais: o Boi-Bumbá, as máscaras do grupo Zambiapunga e os estandartes. “Aproveitamos o tema, que é riquíssimo, e atrelamos cultura e meio ambiente, inclusive levantando questões como o consumo excessivo, por exemplo, que não deixa de ser cultural. Estamos preparando uma instalação ampla, uma cena que emprestará poesia ao material duro e frio que é o resíduo”, explicou a artista Miriam Moreira, especializada em eco-design e reutilização de materiais.

A instalação artística reafirma o objetivo da Caminhada Raízes da Bahia em revitalizar, fortalecer e difundir as manifestações culturais da capital e do interior. “Com essa ação ambiental, o projeto deixa um legado que vai além da valorização da cultura e passa também pela sustentabilidade, mostrando que é possível realizar um evento de grande relevância sem ônus significativos ao ambiente”, ressalta Estácio Gonzaga, gerente executivo da iContent.

Em janeiro, mais de 1.200 artistas de 36 grupos culturais atraíram cerca de 10 mil pessoas ao Dique do Tororó para um desfile a céu aberto de fanfarras, companhias de dança, bandas filarmônicas, blocos de brincantes, entre outros grupos populares de Salvador, Região Metropolitana, Recôncavo, Sertão e Baixo Sul.

De acordo com a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Governo da Bahia (Setre) cerca de 147 kg de resíduos sólidos foram coletados no dia da Caminhada em parceria com quatro cooperativas de reciclagem: Camapet, Cooperes, Recicoop e Coperlix. Realizado pela iContent, o evento foi apresentado pelo Governo do Estado da Bahia, com patrocínio da Braskem e apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador, além do apoio da TV Bahia, Rádio Bahia FM e Água Lôa.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br