Líder do governo Rui Costa e secretário estadual do Meio Ambiente visitam a Lagoa Salgada em Feira de Santana objetivando estudo de revitalização

Frei José Monteiro Sobrinho, José Cerqueira Neto (Zé Neto - PT/BA), Eugênio Spengler, Roberto Tourinho e Messias Gonzaga durante visita a lagoa Salgada em Feira de Santana.

Frei José Monteiro Sobrinho, José Cerqueira Neto (Zé Neto – PT/BA), Eugênio Spengler, Roberto Tourinho e Messias Gonzaga durante visita a lagoa Salgada em Feira de Santana.

O deputado estadual e líder do governo, José Cerqueira Neto (Zé Neto – PT/BA), esteve na manhã desta quinta-feira (03/03/2016) na localidade da Lagoa Salgada juntamente com o secretário estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, o coordenador regional do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), Messias Gonzaga, o secretário municipal da secretaria do Meio Ambiente, Roberto Tourinho, além de representantes da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER).

A visita foi realizada com o intuito de viabilizar um estudo que possibilite a revitalização e requalificação da área. De acordo com o deputado estadual Zé Neto a Lagoa Grande tem um papel histórico, ambiental e social importante. “Somos frutos e filhos das lagoas, que transformaram, inicialmente, Feira de Santana como Santana dos Olhos D’água, onde as boiadas paravam nas lagoas e a partir daí foram criados povoados, surgindo o comércio e a cidade foi crescendo, se tornando, atualmente, o maior entroncamento rodoviário do país. Portanto, a Lagoa apresenta esse viés histórico e precisa ser revitalizada”, enfatizou.

Na visita ficou definido que a área será delimitada e estudada pelos técnicos do INEMA e da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER), com o apoio da Secretária Estadual do Meio Ambiente (SEMA). ”A idéia é de construir um projeto de revitalização que proporcione um espaço de lazer a população. A construção de ciclovia, é uma possibilidade que será considerada, além de outros espaços. Entretanto, é preciso elaborar um projeto de acordo com as características e limitações específicas da Lagoa Salgada, que é alimentada por lençol freático baixo e água da chuva”, afirma Zé Neto.

Segundo o secretário Eugênio Spengler, será feito um mapeamento e levantamento de dados, por meio dos técnicos do INEMA, a fim de identificar as características e delimitações do ambiente, pontuando os recursos hídricos e a biodiversidade da lagoa, para que a partir da análise desse estudo seja construído um projeto de revitalização, elaborado pela CONDER.  “ O projeto deve associar a questão da recuperação natural da lagoa com a atividade de lazer. É importante que a comunidade se apodere desse espaço e então o preserve”, ressaltou.

Para o coordenador do INEMA, Messias Gonzaga, a visita do secretário Eugenio Spengler a Feira de Santana foi muito oportuna, por meio do convite do deputado estadual Zé Neto. “É extremamente importante revitalizar a área que vem sofrendo com as invasões, por ser a maior lagoa urbana da cidade. O INEMA se responsabilizará em viabilizar o estudo da fauna e da flora do ambiente, para que possibilite a construção de uma bela área de lazer para a população”, destacou.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br