Líder do governo alerta para fim do contrato do Município de Feira de Santana com a Embasa

Vereador José Carneiro alerta para fim do contrato do Município com a Embasa.

Vereador José Carneiro alerta para fim do contrato do Município com a Embasa.

Nesta terça-feira (15/03/2016), durante sua fala na tribuna da Câmara Municipal de Feira de Santana, o vereador José Carneiro Rocha (PSL) alertou para a proximidade do término do contrato firmado entre Embasa e o Município. Em sua opinião, este é um assunto de extrema relevância que merece mais atenção.

“Quero hoje me referir a uma questão que ainda não foi levantada e nós temos conhecimento que o contrato da Embasa com este Município encerra-se daqui a três meses. Ou renova o contrato, ou pede contrato de emergência ou encerra-se”, afirmou.

O edil ressaltou que não se ouve nenhum comentário a respeito de uma questão tão importante. “A gente não ouve absolutamente nada a respeito disso. Se ocorrer o rompimento, será que o Município tem condição de assumir? Será que a Embasa quer continuar esburacando a cidade, manipulando o sistema de água e esgoto?”, questionou.

José Carneiro acredita que o problema é muito maior do que se imagina. “Essas questões são questões que a gente precisa obter informações, porque entendo que a coisa é muito mais séria do que se imagina, é um contrato de 20 anos que está se encerrando em julho de 2016. Eu tenho observado que no passado já estava se falando em privatização da Embasa, agora o assunto do momento é também privatização da Embasa. Agora, eu não vi ainda representantes do Movimento Água é Vida, ambientalistas se manifestarem a respeito da posição que o Governo do Estado está tomando a respeito da privatização da Embasa”, pontuou.

O vereador sugeriu que seja realizada com urgência uma audiência pública para discutir o assunto. “Eu quero, inclusive, pedir a Vossa Excelência (presidente Ronny) que promova uma audiência pública com urgência para tratarmos desse assunto, um assunto de suma importância”, solicitou.

Em aparte, o vereador Beldes Ramos questionou: “Só uma dúvida sobre o que senhor está colocando: não seria  iniciativa da Prefeitura mostrar o interesse pela renovação do contrato? ou se tem interesse em trazer outra empresa?”, declarou.

Retomando a palavra, o vereador José Carneiro acrescentou mais críticas a Embasa. “O que não podemos é permitir que se faça um contrato com a Embasa nos mesmos moldes desse aí. O que não podemos aceitar é que a Embasa tenha a prerrogativa de esburacar a cidade e não consertar. A Embasa tem feito um verdadeiro desmanche nas obras realizadas pelo Executivo Municipal e não tem dado ao Município a contrapartida”, disse o edil, acrescentando que a concessionária tem feitos reparos de péssima qualidade em vias públicas.

Ele espera que o Município não permaneça sendo o responsável por sanar problemas causados pela Embasa. “Não pode permanecer a Embasa esburacando a cidade e deixando para que o Município assuma”, declarou Carneiro, recomendando aos seus pares e aos profissionais da imprensa a continuarem levantando a voz contra essa questão.

Em aparte, o vereador Eli Ribeiro (PRB) também se manifestou. “Quero parabenizar e dizer que Vossa Excelência está correto. Ali no Ponto Central a Embasa está fazendo um trabalho e fez uma verdadeira bagunça nas ruas, e o pior de tudo é que deixa lá. Precisa haver uma punição severa para a Embasa”, sugeriu.

Também fazendo uso do aparte, o vereador Edvaldo Lima (PP) disse que cabe ao Município fiscalizar os serviços da Embasa. “Quero parabenizar Vossa Excelência no discurso, mas dizer que também precisa ter a contrapartida, precisa ter fiscalização do Município”, pontuou.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br