Lauro de Freitas: Armazém Hall apresenta Cultura Rock Bahia

Componentes da banda Cultura Rock Bahia.

Componentes da banda Cultura Rock Bahia.

Neste domingo, dia 06 de março de 2016, a partir das 17h, acontece a primeira edição do Cultura Rock Bahia, no Armazém Hall, em Vilas do Atlântico. O projeto, que busca fomentar a cultura rock no Estado, promovendo encontros entre bandas de destaques nacional e local, será lançado com os shows das bandas Scalene (BSB), Scambo (BA) e Canto dos Malditos na Terra do Nunca (BA), em momentos bem especiais de suas respectivas carreiras, às vésperas de lançamentos inéditos e bem aguardados pelos fãs. Nas pick-ups, o DJ BrigBross, uma referência no gênero, completa a grade de atrações da estreia do Cultura Rock, que é uma iniciativa da Surto Entretenimento, do InsPire Music e da Grandes Festas Produções. A próxima edição já tem data marcada no mês de abril.

Banda Scalene

Brasília continua mantendo sua fama de celeiro de grandes bandas de rock que conquistam o país. Atualmente a banda que representa o planalto central, neste quesito, se chama Scalene. Formada em 2009, a banda conta com Gustavo Bertoni (guitarra e vocal), Tomas Bertoni (guitarra), Lucas Furtado (baixo) e Philipe ‘Makako’ (bateria e vocal). Com influências de Queens of Stone Age, Radiohead, O’Brother e Thrice, o quarteto logo chamou a atenção pela qualidade do som e o vigor dos shows. Em 2010, a banda produziu muitos dos seus próprios shows pela capital federal, ganhando experiência e seguidores. Em 2012 gravaram o EP Cromático, trabalho que os levou para os mesmos palcos de artistas consagrados como Natiruts, Fresno e Zeca Baleiro. A Scalene abriu shows de grandes artistas como Raimundos e, ainda em 2014, fez 45 shows em 18 cidades no Brasil, incluindo aí os festivais Porão do Rock (Brasília –DF) e DOSOL (Natal-RN). O clipe “Surreal” foi veiculado nas principais emissoras de TV do Brasil, como MTV, Multishow e Mix TV. Em 2015, a Scalene fez parte do line up de festivais renomados como Lollapalooza Brasil e South by Southwest (SXSW), em Austin, Texas, EUA. Atualmente o quarteto figurou no reality show musical SuperStar, da Rede Globo, lançou o segundo álbum, ÉTER, e está às vésperas da gravação de seu primeiro DVD, dia 19 de março, na Arena Lounge do Estádio Nacional de Brasília – Mané Garrincha.

Banda Canto dos Malditos na Terra do Nunca

Criada em 2003, a banda de rock baiana Canto dos Malditos na Terra do Nunca é conhecida pelo som de guitarras pesadas e letras poéticas, compostas e cantadas pela grave voz de sua vocalista, Andréa Martins, que é acompanhada por Helinho Sampaio (guitarra), Danilo Castor (guitarra) e David Castor (baixo). O grupo permaneceu initerruptamente na ativa até 2007, período em que conquistou destaque no cenário nacional com seu homônimo disco de estreia, lançado em 2006 pela Warner Music, gravado no estúdio Toca do Bandido, no Rio de Janeiro, e produzido por Miranda, em parceria com Tomaz Magno. o mesmo ano do lançamento do álbum, a CMTN foi indicada como banda revelação ao prêmio Video Music Brasil da MTV pelo clipe Olha Minha Cara, que figurou durante meses entre os mais pedidos da programação da emissora. Além de ter tocado em importantes festivais brasileiros, como o Festival de Verão de Salvador, Claro que É Rock e Abril Pro Rock, e em alguns dos principais espaços do país – como o Credicard Hall, no Rio de Janeiro; Anhembi, em São Paulo; Centro de  Convenções de Pernambuco, em Olinda; Concha Acústica e Parque  de  Exposições, em Salvador –, a banda chegou a dividir palco com atrações internacionais como Placebo e Simple Plan, e ainda nomes como Ira! e Nando Reis, cujo DVD Luau MTV contou com a participação de Andréa. Contando com mais de 54 mil seguidores na sua página no Facebook e com mais de 3 milhões de visualizações de seus vídeos no YouTube, a CMTN está gravando um novo disco, viabilizado pelo financiamento coletivo dos fãs, com previsão de lançamento neste semestre. O primeiro single “Sol de Lá” já foi disponibilizado na internet, e outros ainda devem sair antes do disco físico cheio.

A Scambo é uma banda baiana formada no fim dos anos 90. Não apenas atuando como um projeto musical isolado, mas também como fomentadora de movimentos musicais e culturais da Bahia, a Scambo cria o projeto “Todo Domingo Tem”, no Bar Anexo do boêmio bairro Rio Vermelho em Salvador que chamou muito a atenção para a banda.

O resultado desse trabalho se torna ainda mais evidente com as 7 indicações do Troféu Caymmi de 2004, as 6 categorias premiadas (recorde de premiações do mais importante prêmio da música baiana, que já teve entre seus vencedores artistas como Margarete Menezes, Tuzé de Abreu, Lazzo, entre outros) e a pré-seleção ao Prêmio Tim de Música Brasileira. Sempre com produção própria, em 2003, a Scambo grava seu primeiro disco: “Exerça” – produzido por Nestor Madrid e distribuído pela Trama Music. Novas parcerias são construídas e a Scambo passa a dividir palco com artistas nacionais e internacionais – Arnaldo Antunes, O Rappa, Nação Zumbi, Inner Circle, Los Hermanos, Zélia Duncan, Marcelo D2 e Cidade Negra.

Os passos para uma melhor visibilidade nacional eram necessários e após o lançamento de dois CDs gravados ao vivo em estúdio, o “Preto” e o “Vermelho”, junto ao lançamento do Clip “Implosão” na MTV e no Multishow, a Scambo muda-se para São Paulo e faz uma turnê em 2005 pelo sudeste do Brasil. Em 2012, a Scambo lança o disco acústico “Flare”, um trabalho que reflete o momento mais maduro e tranquilo da banda, com shows em teatros, onde a representação de Pedro Pondé ganha ainda mais força e tem grande repercussão no público e mídia.

A partir daí, contando com um trabalho pontual do produtor Fernando Maia, expandindo o potencial da Scambo e capacitando produtores de evento pela Bahia, a banda ganha novo gás com shows sempre lotados. Em 2014 circulou por diversos festivais e cidades do nordeste, além de dois shows no Rio de Janeiro. No ano passado, a Scambo dá mais um passo importante e participa do programa SuperStar, da Rede Globo, potencializando sua projeção nacional. Foi a porta de entrada de Pedro Pondé, que também é ator, na Vênus Platinada. O vocalista da banda estreia na emissora na próxima novela das 21h, intitulada Velho Chico. No momento, a banda também está prestes a gravar um novo CD, após 13 anos sem lançar um disco elétrico de estúdio sem ser ao vivo.

A Scambo é: Pedro Ponde (vocal), Graco (guitarra – vocal), Alexandre Tosto (guitarra) e Fernando Maia (produção). A partir de 2012 a Scambo se apresenta com músicos contratados nas funções de baixo e bateria. Já passaram amigos e grandes colaboradores nessas funções como: Renato Hishirara (baixo), Rodrigo Fróes (baixo), Thiago Ribeiro (baixo – gravou o disco Flare), Tati Trad (baixo), Ricardo Flocos (bateria), Emanuel Venâncio (bateria) e Thiago Trad (bateria – gravou o disco Flare).

Agenda

O QUÊ: Cultura Rock Bahia

QUEM: Scalene, Scambo & CMTN + DJ Bigbross

QUANDO: 06 de março, abertura dos portões às 17h

ONDE: Armazém Hall (Vilas) | Lauro de Freitas

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br