Jovens investem em blogs para aumentar a receita mensal

Jovens investem em blogs.

Jovens investem em blogs.

Se, no ano passado, os números sobre pessoas sem ocupação era preocupante, neste ano o quadro não é nada animador. A previsão da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) é de que, em 2016, haja um aumento de 10% da taxa de desemprego no país. Com a crise e sem muitas perspectivas no mercado de trabalho formal, jovens estão apostando na web como fonte de renda mensal, com o uso de blogs segmentados e sites de conteúdos.

A alternativa, que está em ascensão em todo o país, além de ser acessível e permitir que o trabalho seja feito em casa, também elimina despesas fixas com aluguel de escritório e outras taxas.  De acordo com o diretor de criação da Agência de Marketing Digital, Vitor Gouveia, a iniciativa também garante retiradas periódicas que podem variar, a depender do perfil do blog ou site e do conteúdo divulgado. “Tem gente que demora seis meses pra tirar 100 dólares, e outros que ganham milhares de reais por mês, com um blog ou canal do Youtube”.

As possibilidades de empreender nesta área também são variadas. “Uma pessoa que gosta de moda, beleza e estética, por exemplo, pode comercializar produtos através da plataforma web, ganhar dinheiro com as vendas, mas também obter uma renda extra, monetizando a página”, explica o especialista.

Identificando Anunciantes

A monetização nada mais é do que o ato de transformar bens, serviços ou informações em dinheiro. Isso pode ser feito em sites, blogs, e também através do Youtube. Com a monetização, é possível identificar possíveis anunciantes para o site, fazendo com que seja possível ganhar dinheiro por clique recebido ou por compras que tiverem como origem os anúncios exibidos.

O primeiro passo é identificar o negócio que seja de interesse do futuro empreendedor. Conhecer bem o produto ou assunto que será abordado na página e planejar conteúdos acessíveis, interessantes e que consigam atrair cada vez mais leitores ou seguidores, é essencial. “A partir daí, é possível fazer parcerias com sistemas de distribuição de anúncios, conhecidos como Ad Servers, e inserir estes anúncios nos blog ou sites, em troca de remuneração. De forma geral, o lucro estará diretamente ligado à quantidade de acessos gerados pelos anúncios ou através das vendas”, esclarece o especialista.

Aposta promissora

A blogueira baiana, Mariana Araújo, está no caminho certo. Proprietária de um blog, uma loja virtual e um canal no youtube sobre cabelo, maquiagem, roupas e variedades, a jovem se considera uma empreendedora nata. Tudo começou pela curiosidade e, de seguidora, a jovem passou a ser seguida pelos internautas. “Somente no Youtube, eu tenho mais de 600 mil visualizações e já cheguei a faturar R$ 200 por postagem”, afirma.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br