HGCA completa 32 anos de serviços prestados a Feira de Santana e região

Vista aérea do Hospital Geral Clériston Andrade, localizado em Feira de Santana.

Vista aérea do Hospital Geral Clériston Andrade, localizado em Feira de Santana.

O Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), maior hospital público do interior do estado no atendimento de média e alta complexidade, está completando 32 anos. Para comemorar a data, a direção da unidade convida a comunidade de Feira de Santana e região, especialmente pacientes, funcionários e ex-funcionários do HGCA para um culto ecumênico.

O evento será realizado na quarta-feira, dia 9 de março, a partir das 9 horas, no auditório do HGCA. Várias atividades estão programadas para este dia, tais como apresentação de orquestra, entrega de certificados para funcionários, sessões de Reiki (terapia baseada na canalização da energia através da imposição de mãos) e almoço especial.

Atualmente, o hospital possui 302 leitos e atende aproximadamente 9 mil usuários por mês. O papel social prestado pelo HGCA é de extrema importância, visto que é o maior responsável pelos atendimentos de urgência e emergência pelo Sistema Único de Saúde (SUS) de Feira de Santana e mais de 127 municípios pactuados.

 Conheça a história do HGCA

Inicialmente chamado de Hospital Regional Clériston Andrade (HRGA), esta importante unidade de saúde foi inaugurada em 14 de março de 1984, na gestão do governador João Durval Carneiro. O hospital recebeu o nome do político, morto em um desastre de helicóptero em 1981, e passou a ser reconhecido como Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) após sua evolução estrutural e assistencial, sendo um dos mais modernos da cidade.

Na época, a emergência e a pediatria foram abertas em caráter de urgência, por conta de um surto de gastroenterite em Feira de Santana. Em seguida, com novos recursos, foram abertas as demais unidades: Ambulatório, Clínica Médica, Clínica Cirúrgica e Materno Infantil.

A unidade hospitalar iniciou os trabalhos com 75 leitos cadastrados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Esse número aumentou gradativamente quando o hospital passou a atender às cidades circunvizinhas, contribuindo com a diminuição da demanda de outras unidades, inclusive as de Salvador. Atualmente, o hospital possui 302 leitos para atender toda região de Feira de Santana e 127 municípios pactuados, como hospital de referência, atendendo mensalmente uma média de 9 mil usuários. Hoje, o HGCA conta com uma equipe formada por mais de mil funcionários que atuam nos diversos setores da unidade.

O HGCA é o único hospital escola de Feira de Santana, autorizado como campo de estágios para instituições de nível superior e técnico, e também para Residências Médicas nas áreas básicas (Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia).

Ao longo desses 32 anos, muitos fatos marcaram a história do hospital, com destaque para: inauguração da UTI em 1990; em março de 1994, o hospital recebeu o título de Hospital Amigo da Criança, sendo o 1º hospital da Bahia a receber o título; em 1996 o setor de emergência ampliado; implantação da primeira brinquedoteca hospitalar de Feira de Santana; 1º Banco de Leite Humano da Bahia; 1º inauguração da UTI Neonatal; funcionamento do Internamento Domiciliar (ID); implantação do Método Canguru; implantação do Núcleo de Atenção a Pessoas com Feridas (NAPF); implantação do Núcleo Vigilância Epidemiológica. Os avanços alcançados, recentemente foram: ampliação dos leitos de UTI; implantação do Centro de Hemorragia Digestiva; retomada das cirurgias de vasectomia (o serviço ficou suspenso durante quatro anos); implantação da Telemedicina, em parceria com o Hospital Albert Einstein (HIAE), aquisição de um novo tomógrafo de última geração, realização de cirurgias menos invasivas, com a técnica de Videolaparoscopia, implantação da enfermaria de ortopedia.

Desde a inauguração, 26 diretores passaram pelo HGCA. Atualmente, a unidade é dirigida pelo odontólogo José Carlos de Carvalho Pitangueira.

Agenda

09h – Oração de Abertura do Evento: Evanice e Equipe do NUGTES

09:10 – Abertura oficial – Diretor Dr. José Carlos Pitangueira

09: 15 – Música com a  Orquestra

09: 20 – Resumo do Histórico do HGCA – Míriam Caldas

09:30 – Fala do Padre

09:40 – Música com a Orquestra

09:45 – Fala do Pastor

09:55 – Entrega dos Certificados dos 32 anos

10:10 – Encerramento com a Orquestra nas Unidades Internas do Hospital

11:30 – Almoço Especial – sobremesa bolo de Aniversário

Publicidade

Compartilhe e Comente

Facebook do JGB

Publicações relacionadas

+ Publicações >>>>>>>>>

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br