Grupo As Ganhadeiras de Itapuã celebra 12 anos com programação especial

Ganhadeiras de Itapuã.

Ganhadeiras de Itapuã.

Itapuã estará em festa neste domingo (13/03/2016). O dia marca o início das comemorações do aniversário do grupo As Ganhadeiras de Itapuã, que completa 12 anos em 2016. O grupo sociocultural descende das antigas ganhadeiras, primeiro movimento de empoderamento feminino registrado no Brasil, e desde a sua fundação resgata as tradições do samba-de-roda. No domingo, a festa começa cedo, com uma missa celebrada na Igreja Nossa Senhora da Conceição, às 7h. De lá, as Ganhadeiras seguem em cortejo até o calçadão da praia de Itapuã, onde farão uma grande roda de samba com direto a café da manhã e bolo de aniversário.

Para as 40 mulheres, entre crianças e senhoras de mais de 80 anos, que formam As Ganhadeiras, o ano de 2015 foi especial. Indicado para três categorias da 26ª edição do Prêmio da Música Brasileira, o grupo foi o único no país a receber dois troféus: de Melhor Álbum e Melhor Grupo Regional. O ano foi de estreia também nos palcos do Rio de Janeiro, com a participação no 53º Festival Villa Lobos, que aconteceu em novembro, no Espaço Tom Jobim.

O grupo ainda somou conquistas com participações no Prêmio Caymmi de Música, 3º Festival de Samba de Roda do Recôncavo, no DVD de 15 anos da banda Psirico, gravação de cinco canções com a Baiana System, além dos shows Canto Pela Paz e de inauguração da nova orla de Itapuã, e, mais recentemente, já em 2016, encerramento da primeira edição da Caminhada Raízes da Bahia, Mercado Iaô – ao lado de Carlinhos Brown e Margareth Menezes –, abertura do Carnaval de Salvador, e, ao lado da atriz e cantora Zezé Motta, a estreia do show Toda Mulher é Meio Chica da Silva, que exaltou o tema do empodeiramento das mulheres no tradicional carnaval do Pelourinho.

Agenda

Data: 13 de março de 2016 (domingo) | Horário: 8h

Local: Calçadão – Praia de Itapuã (altura da Igreja Nossa Senhora da Conceição) | Salvador

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br