Força-tarefa liderada pela ANP fiscalizou 65 agentes econômicos situados em Feira de Santana e microrregião

A força-tarefa que atuou esta semana (15 a 17/03/2016) em Feira de Santana, Santo Amaro, Santo Estevão, Antônio Cardoso e Itatim fiscalizou 65 agentes de mercado, sendo 42 postos de gasolina e 23 revendas de gás de botijão (GLP). Duas revendas de GLP foram interditadas por problemas de segurança, uma em Feira de Santana, no bairro Tomba, e outra em Santo Estevão.

A ação da ANP resultou em 10 autos de infração por motivos como falta de equipamento para realização de testes de qualidade e de termodensímetro e não cumprimento de normas de segurança, entre outros.

O Ibametro fiscalizou 128 bicos de bombas abastecedoras, dos quais 26 foram reprovados, entre eles dois por bomba-baixa (que fornece quantidade inferior à registrada). A força-tarefa também contou com a participação da Secretaria de Fazenda.

No ano passado, a a ANP fez 130 ações de fiscalização em Feira de Santana e região.

Ações de fiscalização

A ANP tem intensificado suas ações de fiscalização, planejando-as cada vez mais a partir de vetores de inteligência, com destaque para denúncias recebidas pelo Centro de Relações com o Consumidor (CRC) e dos resultados obtidos pelo Programa de Monitoramento da Qualidade dos Combustíveis (PMQC), além de informações repassadas por outros órgãos públicos e pela área de inteligência a ANP.

Desde 2013, a Agência se empenha em criar parcerias com órgãos de diferentes esferas da administração pública, o que resultou na instituição de forças-tarefa. Em 2015 foram realizadas 87 forças-tarefa em todo o Brasil. As ações conjuntas entre órgãos públicos fortalecem a participação do Estado na fiscalização do setor e restringem o emprego de práticas irregulares pelos agentes econômicos.

Denúncias sobre irregularidades no mercado de combustíveis podem ser feitas pelo telefone 0800 970 0267 ou através da página: www.anp.gov.br/faleconosco..

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br