Feira de Santana: Mimus Companhia de Teatro apresenta série de atividades no Centro de Cultura Amélio Amorim

Cena do espetáculo 'O tigre'.

Cena do espetáculo ‘O tigre’.

A iniciativa, da Mimus Companhia de Teatro, começa com a apresentação do espetáculo ‘O Tigre’, de 11 a 13 de março de 2016, sempre às 19h, e com a realização de oficinas, às sextas e sábados, das 9h às 12h, e palestras temáticas, aos sábados, das 16h às 18h. Inscrições gratuitas para oficinas pelo www.mimus.com.br.

O projeto tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.

A cena cultural de Feira de Santana vai se transformar nos meses de março, abril e maio de 2016 com a circulação do repertório cênico da Mimus Companhia de Teatro pela cidade e com a formação e atualização de artistas locais por meio de oficinas e palestras temáticas que funcionarão como conferências demonstrativas da técnica de Mímica Corporal Dramática (MCD) de Etienne Decroux, ator mímico francês. A série de eventos acontecerá sempre uma semana por mês, de sexta a domingo, no período de 11/03 a 30/05.

A primeira ação começa nesta sexta (11) e vai até domingo (13) com o espetáculo “O Tigre”, que tem texto e direção de Deborah Moreira, às 19h, no Centro de Cultura Amélio Amorim – Av. Presidente Dutra, 222, Capuchinhos, 343 lugares (75) 3612-4516. Na sexta (11) e no sábado (12) acontece a estreia das oficinas, das 9h às 12h, e no sábado, das 16h às 18h, serão realizadas as oficinas. Os espetáculos têm ingressos populares, à venda na bilheteria do teatro – R$ 10,00 e R$ 5,00). As oficinas e palestras são gratuitas, com inscrições on line e emissão de certificado (www.mimus.com.br).

Os espetáculos da Companhia propõem experimentar os princípios técnicos e artísticos da MCD, associados a perspectivas e poéticas de teatralidades contemporâneas. A articulação entre a corporeidade dilatada, a construção cênica e uma dramaturgia textual original e autônoma tem sido a tônica do trabalho da Companhia, formada pelos artistas baianos, Deborah Moreira e George Mascarenhas.

Os atores escolheram Feira de Santana para sediar o novo trabalho da dupla no interior da Bahia, para onde sempre levam suas histórias e questionamentos, em função da própria efervescência cultural da cidade, que também receberá outros dois espetáculos. “Alegria de Viver”, de Deborah Moreira e direção de George Mascarenhas, indicado ao Prêmio Braskem de Teatro 2010 nas categorias Melhor Ator e Melhor Texto, de 15 a 17/04, e “Jogo da Memória”, de Deborah Moreira, com direção de George Mascarenhas, de 27 a 29/05.

“O projeto Feira Mimus tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia, que estimulam o propósito da Mimus Companhia de Teatro de criar, realizar e fomentar pesquisas cênicas a partir da investigação do teatro físico e da dramaturgia, se apropriando da Mímica Corporal Dramática de Etienne Decroux para difundir conhecimentos, pesquisas e modos de criação ligados à mímica e ao teatro físico”, explica Deborah Moreira.

George Mascarenhas completa, lembrando que serão oferecidas 20 vagas por oficina, voltadas para quem tem interesse no Teatro Físico – artistas, profissionais, estudantes, jovens, pessoas com ou sem experiência teatral. “É um curso livre e seguirá um tema a cada mês: Mímica Corporal Dramática (MCD) Jogos e Improvisações; MCD Criação Cênica; e Dramaturgia e Teatro Físico”, revela.

O ator e diretor também esclarece que as palestras terão conexão com os mesmos temas, variando também a cada mês, abertas a todos os interessados de Feira de Santana, que terão a possibilidade de dialogar sobre experiências práticas nas demonstrações de trabalho: “MCD – O Corpo e a Cena”; “MCD – Princípios Poéticos”; e “Criação Dramatúrgica”.

A Mimus Companhia de Teatro organiza regularmente oficinas e cursos voltados para a prática e a pesquisa da mímica e do teatro físico, em diferentes módulos, temas e com cargas horárias variáveis. “O trabalho inclui técnicas e vivências de Improvisação e criação cênica a partir dos princípios da MCD de Etienne Decroux, como estudo da técnica, improvisação, composição e repertório, além de criações a partir da experimentação de princípios do drama, articulados com a MCD. Já as conferências demonstrações exploram os diversos aspectos da MCD e suas apropriações contemporâneas, se completando com os jogos mímicos, que utilizam os princípios da MCD em forma de jogo”, comenta Mascarenhas.

A Companhia

Formada pelos artistas Deborah Moreira e George Mascarenhas, a Mimus Companhia de Teatro foi criada em 2007, em Salvador, Bahia, tendo como linhas de atuação a criação cênica (construção e circulação de repertório cênico), formação de artistas (cursos, oficinas e conferências), difusão de conhecimentos, pesquisas e modos de criação ligados à mímica e ao teatro físico.

George Mascarenhas é Doutor em Artes Cênicas (PPGAC/UFBa), Mestre em Artes pela Universidade Federal da Bahia, Diploma de Mímica Corporal Dramática pela Ecole de Mime Corporel Dramatique (Londres-1998), Licence de Estudos Teatrais pela Université de la Sorbonne Nouvelle – Paris III.

Deborah Moreira é Mestre em Artes Cênicas (PPGAC/UFBA), Formada em Mímica Corporal Dramática no Brasil em 2004, com o aval da École de Mime Corporel Dramatique de Londres. Bacharel em Interpretação Teatral pela Universidade Federal da Bahia em 2000.

Agenda

“O Tigre” – de 11 a 13/03

“Alegria de Viver”, de 15 a 17/04

“Jogo da Memória”, de 27 a 29/05

Local: Feira de Santana: Sala principal do Centro de Cultura Amélio Amorim – Av. Presidente Dutra, 222, Capuchinhos, 343 lugares

Data: sexta a domingo, sempre às 19h

Mímica Corporal Dramática: Jogos e Improvisação – 11 e 12/03

Mímica Corporal e Criação Cênica – 15 e 16/04

Mímica Corporal e Dramaturgia – 27 e 28/05

Local: Feira de Santana: Sala multiuso do Centro de Cultura Amélio Amorim – Av. Presidente Dutra, 222, Capuchinhos, 343 lugares Quando:

Data: sextas e sábados, das 9h às 12h

“Mímica Corporal Dramática – O Corpo e a Cena” – 12/03

“Mímica Corporal Dramática – Princípios Poéticos” – 16/04

“Teatro Físico e Criação Dramatúrgica” – 28/05

Local: Feira de Santana: Sala principal do Centro de Cultura Amélio Amorim – Av. Presidente Dutra, 222, Capuchinhos, 343 lugares (75) 3612-4516

Data:  Sábados, às 16h

 

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br