Ex-vereador Luiz Augusto de Jesus e deputado José Nunes são homenageados com cidadania feirense e comenda

Vereador Luiz Augusto de Jesus e deputado José Nunes.

Vereador Luiz Augusto de Jesus e deputado José Nunes.

O plenário e a galeria da Câmara Municipal de Feira de Santana ficaram lotados, na noite desta segunda-feira (21/03/2016), para a sessão solene em homenagem ao ex-vereador Luiz Augusto de Jesus e ao deputado federal José Nunes, que foram contemplados com o Título de Cidadão Feirense e a Comenda Maria Quitéria, respectivamente. Uma noite de agradecimentos e muita emoção.

Autora da homenagem, a vereadora Eremita Mota, usou uma sequência de adjetivos para descrever o suplente de vereador, principalmente como pai de família – ele tem dois filhos, Luiz Augusto, de 10 anos, e Maria Laura, de quatro. “Batalhador, determinado, humilde, corajoso”, citou. Parafraseando Shekspeare, ela aconselhou: “Levam anos para se construir confiança e apenas alguns segundos para destruí-la”.

“Todos os caminhos estão errados quando não sabemos onde queremos chegar e Lulinha sabe”, afirmou Eremita, destacando a trajetória do contador que começou a vida profissional no comércio informal e encarou a vida pública como um desafio. “Uma pessoa ‘raçuda’”, resumiu a vereadora, ao encerrar seu discurso de saudação ao grande público que prestigiou a sessão solene.

“O título que esta Casa teve a generosidade de me oferecer muito me honra, mas acima de tudo me comove, pela forte simbologia que tem”, disse Lulinha, que confessou estar sentindo uma mistura de alegria e emoção. “Sou cidadão feirense de alma e coração; aqui construí minha vida e minha família”, afirmou o ex-vereador, natural da cidade de Araçuaí, em Minas Gerais que chegou em Feira de Santana aos 16 anos.

Ele falou de suas incursões na vida pública desde 2004, quando foi eleito vereador pelo PSL, e depois em 2008, reeleito já pelo Democratas, e das tentativas de conquistar uma vaga na Assembleia Legislativa da Bahia. Desde 2015 até o dia 18 deste mês, Lulinha da Conceição, que fez do bairro (Conceição) e da rua (Calamar) onde moram suas grandes bandeiras políticas, exerceu novamente a função de vereador.

A demonstração de carinho e apreço dos vereadores presentes à sessão pelo ex-colega mereceu destaque da vereadora Gerusa Sampaio, que saudou o deputado José Nunes em nome de Lulinha, autor do projeto de concessão da Comenda Maria Quitéria. Ela lembrou que o parlamentar, nascido na cidade pernambucana Belém São Francisco, já foi contemplado com a cidadania feirense, também por iniciativa do ex-vereador. A trajetória política do deputado foi apresentada pela vereadora.

O deputado José Nunes cumprimentou a todos, mas fez uma saudação especial o “companheiro” ex-vereador e a “turma de Lulinha” e não escondeu o prazer de ocupar a tribuna da Casa da Cidadania. “Cidadão feirense com muita honra”, disse, ao destacar o trabalho feito pelo aliado em Feira de Santana e agradecer a Comenda Maria Quitéria, honraria que leva o nome de “uma mulher guerreira”, conforme destacou.

Definindo a relação política e de amizade com Lulinha como “uma parceria de resultado”, José Nunes lembrou que é amigo do prefeito José Ronaldo, “um prefeito atuante e forte um fenômeno”, como definiu. Ele contou que estudou e trabalhou na cidade. “Tenho vínculos com  Feira de Santana e sempre que posso estou aqui”, disse.

O presidente do Legislativo feirense, Reinaldo Miranda Vieira Filho, conduziu a sessão, encerrada com o Hino a Feira de Santana interpretado pela cantora Célia Zaiin, caracterizada de Maria Quitéria. Ele formou a Mesa de honra ao lado de prefeito José Ronaldo de Carvalho, o deputado José Nunes, Lulinha de Jesus e a esposa Flávia Alves de Jesus.

Além de familiares, amigos e correligionários dos dois homenageados, presentes ainda autoridades municipais e lideranças políticas, dentre as quais os secretários Sérgio Carneiro, de Relações Interinstitucionais, e Antônio Carlos Borges Júnior, de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br