Dia Internacional da Mulher: Produtoras apoiadas pela Codevasf comemoram melhoraias

Marisqueiras apoiadas pela Codevasf.

Marisqueiras apoiadas pela Codevasf.

As histórias de produtoras rurais apoiadas pela Codevasf são destaque neste 08 de março de 2016, Dia Internacional da Mulher. A data é uma maneira de reconhecer a importância e a contribuição feminina na sociedade.

Um dos trabalhos desenvolvidos pela Codevasf que provocou uma verdadeira transformação na vida de apicultoras foi a implantação de kits do Plano Brasil sem Miséria. Na comunidade de Calindé, no município mineiro de São Francisco, a apicultora Tânia Mendes Batista é membro da associação dos apicultores do município. Ela conta os benefícios desse apoio.

“Pra quem não tinha como começar foi uma mão na roda. Quem não tinha como começar, começou com um kit de 20 caixas, com colmeias, cera alveolada, roupas, botas, fumigador. Um kit completo. Pra mim tem melhorado bastante. Tem melhorado a minha renda e também de outras pessoas aqui da região. Acredito eu que de agora pra frente vai melhorar muito mais”, diz.

No litoral piauiense, 50 mulheres que integram a Associação das Marisqueiras e Filetadeiras de Luís Correia também mostram a força feminina. É da pesca artesanal de marisco e de sururu que elas retiram renda, alimento e trabalho. Maria de Fátima dos Santos Paiva fala do trabalho das produtoras.

“A gente pesca no estuário do Macapá, na praia da Fortuna e na Barra Grande e, hoje, com a chegada dos equipamentos da Codevasf, nós temos outra vida. A gente espera que 2016 seja melhor que 2015 e que tenha mais vendas, mais trabalho e muitos mariscos para pescar”, destaca.

As agricultoras da Associação das Mulheres Campesinas de Serra do Ramalho, na Bahia, estão produzindo hortaliças com o auxílio de kits de irrigação entregues pela Codevasf. Marinalva Aparecida Carvalho conta que o equipamento facilitou o trabalho das produtoras.

“Depois que a gente começou a plantar com os kits, a gente passou a ter uma alimentação de qualidade e também aumentou a nossa renda. Melhorou bastante”, explica.

As ações da Codevasf beneficiam diversas famílias nos estados da Bahia, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Piauí, Maranhão e Minas Gerais.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br