Combate ao aedes aegypti em Feira de Santana é destaque nacional

Feira de Santana é destaque nacional.

Feira de Santana é destaque nacional.

O combate ao mosquito aedes aegypti – transmissor da dengue, chikungunya e zika – adotado pela Prefeitura de Feira de Santana está virando referência no país. A utilização das câmeras de vídeo-monitoramento para identificação de possíveis focos do criadouro do mosquito chamou atenção da imprensa nacional.

Na manhã desta quarta-feira, (09/03/2016), a equipe de reportagem da TV Bandeirantes esteve na cidade para produção de matéria jornalística abordando o assunto. A cidade é pioneira na utilização do equipamento para essa finalidade e o resultado é positivo, segundo os agentes de endemias.

“Esse trabalho vem dando um bom resultado. É um equipamento que veio para somar. Nos locais identificados normalmente encontramos o foco e a partir disso fazemos o trabalho de eliminação dos criadouros”, explica o gerente de endemias, Edvaldo Correia.

O trabalho consiste no monitoramento das áreas onde os agentes não conseguem verificar estando no plano terrestre. As imagens das câmeras identificam possíveis focos em lajes, caixas d’água, terrenos abandonados e piscinas de casas fechadas. Os locais são passados para Secretaria Municipal de Saúde e os agentes de endemias vão a campo.

“Temos esse vilão que vem trazendo desconforto para sociedade. Por esse motivo o sistema deve ser utilizado nessa finalidade. O importante é debelar cada foco identificado”, ressalta o secretário de Prevenção à Violência, Mauro Moraes.

O secretário afirma também que o trabalho de vigilância da segurança da cidade não parou e os dois serviços são realizados paralelamente. “No momento em que os profissionais estão trabalhando na segurança, eles também verificam as partes altas da cidade e fazem esse levantamento”.

A Central de Vídeo-monitoramento funciona nas dependências da Seprev (Secretaria de Prevenção à Violência) operando com 185 câmeras, inclusive nos distritos. O serviço, que é realizado em conjunto com a Secretaria de Saúde, já vem rendendo bons resultados.

A matéria será veiculada na noite desta quarta-feira, às 18h50 na edição do Jornal da Band estadual. A partir das 19h20 a matéria será veiculada na edição nacional.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br