Coluna de Antônio José Larangeira de 28 de março de 2016

O advogado Anteval Chaves e o empresário Luis Mercês.

O advogado Anteval Chaves e o empresário Luis Mercês.

 A executiva Luciana Melo, da Artecapital.

A executiva Luciana Melo, da Artecapital.

A jornalista da Tv Subaé Madalena Braga.

A jornalista da Tv Subaé Madalena Braga.

Exportação de boi

Representantes da empresa australiana Wellard Brasil do Agronegócio, interessada em exportar de boi em pé (gado vivo) da Bahia, estiveram em Vitória da Conquista, para detalhar aos produtores da região questões sobre esse mercado, esclarecendo os pré-requisitos exigidos para exportação. A intenção da empresa é fazer com que os criadores conheçam esses critérios e se adaptem, para iniciar a exportação com remessa de cinco mil animais para o Oriente Médio. O seminário foi organizado pela Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense (Coopmac), em parceria com a Secretaria da Agricultura (Seagri) e o Sistema Faeb/Senar, com o apoio da associação de criadores, dos técnicos do Mapa/Superintendência Federal de Agricultura da Bahia e da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab).

Moda acelerada

Para acompanhar a tendência de frequentes trocas de coleções típicas do “fast fashion”, fabricantes de roupas fazem investimentos para acelerar a entrega. Diminuir o tempo virou questão fundamental. A recessão econômica também pressiona os produtores a fazerem entrega rápida. Na atual crise econômica, não só comerciantes, mas também fabricantes evitam ficar com sobras de peças. Blog de Jair Onofre).

Fora da escola

O Ministério da Educação (MEC) vai montar uma força-tarefa para ir atrás de 1,6 milhão de jovens de 15 a 17 anos que estão fora da escola. As visitas de porta em porta devem começar no início de abril, informou o ministro Aloizio Mercadante durante lançamento do Censo Escolar 2015, na terça-feira, 22.

“Vamos encontrar aqueles que saíram da escola e apresentar uma série de possibilidades para que eles queiram voltar”, disse o ministro, apelidando a operação de “De volta para o futuro”. A busca ativa é inspirada em uma ação semelhante desenvolvida pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) para identificar pessoas que tinham direito ao Bolsa Família, mas, por algum motivo, não estavam recebendo o benefício. A equipe será formada por agentes de saúde da família e assistentes sociais, além de técnicos do próprio MEC.

Cidadania

No dia 11 de abril o deputado federal Irmão Lázaro (PSC), que é evangélico, estará recebendo na Câmara Municipal de Feira de Santana o Título de Cidadão Feirense. A iniciativa é do mais novo filiado do PSC, vereador Isaías de Diogo, que também é evangélico. Está explicado.

Artesanato

A Secretaria de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico (SETTDEC) se reuniu com os permissionários do setor de artesanato do Centro de Abastecimento de Feira de Santana, nesta semana, na Euterpe Feirense, para discutir a transferência dos comerciantes para um local provisório enquanto a prefeitura realiza a construção do Centro Comercial Popular e da Galeria de Artesanato. Enquanto durar a construção do Shopping Popular, o setor de artesanato vai funcionar na rua Olímpio Vital. A partir de segunda-feira, 28, conforme ficou acertado na reunião, os comerciantes de artesanato já poderão se dirigir à SETTDEC, no Paço Municipal Maria Quitéria, (prédio da prefeitura) para informar o tamanho do espaço que cada um vai precisar, definir o local do boxe, transferir os produtos e manter suas atividades normalmente. Também ficou definido que a prefeitura vai arcar com os custos do aluguel do espaço, bem como as despesas com água, luz e segurança.

Esta coluna é publicada nos sítios jornalísticos

Jornal Grande Bahia

Tribuna da Bahia e

Notícias da Bahia

Sobre o autor

Antonio José Larangeira
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: ajlarangeira2@hotmail.com.