Coluna de Antônio José larangeira de 24 de março de 2016

O empresário Osvaldo Ottan entusiasmado com as vendas  das  unidades  do  gigantesco  Charmant , na avenida João Durval.

O empresário Osvaldo Ottan entusiasmado com as vendas das unidades do gigantesco Charmant , na avenida João Durval.

Manoel Cordeiro e Liduina, em sociedade.

Manoel Cordeiro e Liduina, em sociedade.

Miguel Dórea e Rey Bacelar.

Miguel Dórea e Rey Bacelar.

Querem a agua de Feira…

O abastecimento de Feira de Santana, segunda maior cidade da Bahia, está sendo disputado até o momento por três empresas privadas, mais precisamente  Inima, Odebrecht e GSS Gestão de Saneamento, além da Embasa, que já opera o sistema. Também um protocolo de intenções firmado entre o governo baiano e grupos chineses para investimento no setor.

O Governo do Estado está incentivando uma parceria público-privada (PPP), que é uma forma de privatização do serviço. Nessa parceria, o governo empresta dinheiro para a empresa privada construir uma obra e depois operar o serviço, tornando esse negócio altamente lucrativo, abrindo mão do controle de um serviço essencial, o abastecimento de água, que tem relação direta com a saúde da população.

Durante o Grito da Água diversas lideranças destacaram que a briga deve ser pela melhoria do serviço prestado pela Embasa, até porque, se o sistema passar para empresários, além de abusivos aumentos de tarifa a tendência e piorar a qualidade do serviço, fatos ocorridos em diversas cidades onde a água foi privatizada. Por causa disso, muitas cidades (entre elas Paris) retomaram o serviço da iniciativa privada.

Manifestação contra Pirelli

Na noite da última segunda-feira,21 de março de 2016, funcionários da empresa Pirelli fecharam a BR 324, sentido Feira de Santana – Salvador e fizeram manifestação contra a mudança do plano de saúde e solicitando maior diálogo entre a gerência da empresa e os trabalhadores. Segundo Oberdan da Silva Cerqueira diretor do Sindborracha, a categoria resolveu parar a rota devido a mudança do plano de saúde e porque a decisão foi imposta sem que houvesse discussão com sindicato. “A Pirelli veio comunicar ao sindicato que ela vai mudar o plano de saúde.

Não teve nenhuma discussão. Veio e empurrou guela abaixo. O plano de saúde é Bradesco e agora vai trocar para Unimed, que não atende em lugar nenhum. Os trabalhadores tem a consciência de que se ficarmos com esse plano de saúde na situação atual nós e os nossos familiares vamos morrer na fila do SUS”, disse. De acordo com o diretor há também muitos funcionários lesionados que precisam diariamente dos serviços de saúde. De acordo com ele, essas pessoas serão as mais prejudicadas. Ele afirmou que se a empresa não dialogar sobre essas decisões, a categoria não vai se contentar e vai continuar protestando. Na realidade, um das mais antigas empresas instaladas em Feira de Santana é a primeira vez que ocorre uma manifestação desta.

Vias publicas

O Plenário aprovou na terça-feira,22 a Medida Provisória (MP) 699/15, que altera o Código de Trânsito Brasileiro (CTB – Lei 9.503/97) para definir como infração gravíssima a conduta de usar veículo para interromper, restringir ou perturbar deliberadamente a circulação em vias públicas. A MP segue para análise do Senado. Segundo a Agência Câmara, A MP foi aprovada forma do projeto de lei de conversão proposto pelo relator da matéria na comissão mista, senador Acir Gurgacz (PDT-RO). De acordo com o texto aprovado, o infrator será punido com multa de R$ 3.830,8 (20 vezes o valor de uma infração gravíssima) e suspensão do direito de dirigir por 12 meses. Em caso de reincidência no período de 12 meses, a multa será aplicada em dobro.

Frequências

Frequências de Brilho é uma técnica energética que faz parte das terapias integrativas e complementares, recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como prática terapêutica e adotada no Brasil pelo SUS como parte do tratamento clínico ou como prevenção de saúde. As FB são pouco conhecidas no Brasil, mas já muito aplicadas na Austrália e Estados Unidos. A psicóloga Eglí Solé acaba de lançar o livro “Frequências de Brilho – caminho da autocura” e explica como essa técnica energética se integra às terapias convencionais.

 Maestro Miro

A atração para reinauguração do Centro de Cultura Maestro Miro está confirmada com a presença do  Balé do Teatro Castro Alves (BTCA) que irá apresentar o espetáculo “… Ou Isso”, uma peça contemporânea com dança de casais, baseada em poemas de Manoel de Barros. A apresentação será no dia 14 de abril. O BTCA é uma das companhias mais conhecidas de balé do Brasil, e que vem fazendo sucesso há anos. Na oportunidade o grupo será homenageado pela Fundação Cultural Egberto Costa (FUNTITEC) com uma placa pelo seu 35º aniversário de carreira. A equipe é composta por 35 pessoas.

Esta coluna é publicada nos sítios jornalísticos

Jornal Grande Bahia

Tribuna da Bahia e

Notícias da Bahia

Sobre o autor

Antonio José Larangeira
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: ajlarangeira2@hotmail.com.