Coluna de Antônio José Larangeira de 22 de março de 2016

 O  cientista Jolival Soares em operação retorno da Suiça, Italia e Portugal onde fez palestras de expressão sobre temas importantíssimos.

O cientista Jolival Soares em operação retorno da Suiça, Italia e Portugal onde fez palestras de expressão sobre temas importantíssimos.

 O monsenhor Gaspar Sadoc que  foi festejado pelo centenário em missa na Igreja da Vitoria.

O monsenhor Gaspar Sadoc que foi festejado pelo centenário em missa na Igreja da Vitoria.

O presidente da Associação Comercial Marcelo Alexandrino em entrevista na Rádio Subaé não poupou os presidentes das Casas Legislativas.

O presidente da Associação Comercial Marcelo Alexandrino em entrevista na Rádio Subaé não poupou os presidentes das Casas Legislativas.

Aeroporto testado

O Aeroporto de Feira de Santana recebeu dois jatos A 319 – sendo um da Airbus – aviões de grande porte que trouxeram a presidenta Dilma Rousseff e toda sua comitiva para entregar mais 1600 casas, das 45 mil já contratadas, do Minha Casa Minha Vida na cidade, na última sexta-feira,18. A equipe da Aeronáutica elogiou muito as condições físicas da pista e as técnicas do aeródromo. No último dia 10 de março, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) visitou o Aeroporto de Feira de Santana, com o objetivo de inspecionar a ampliação que foi realizada com o objetivo de atender voos de aviões de maior porte. Os técnicos da agência inspecionaram a ampliação da área de giro, da pista de pouso e decolagem. A intervenção estava pronta desde junho de 2014 e aguardava as inspeções técnicas e procedimentos de cadastramento administrativo do órgão. Com a visita faltará muito pouco para que o aeroporto feirense possa atender às exigências técnicas que proporcionarão à empresa Azul a realização de voos diários e noturnos para Campinas/São Paulo. Falta a ampliação da estação de passageiros.

Pesquisas pelo mundo

As pesquisas do bioquímico feirense Jolival Soares, com antioxidantes vão ganhando o mundo . Nos últimos sessenta dias o cientista em questão abordou este tema  em Zurique, na Suiça; em Parma, no sul da Italia e em Lisboa, no encerramento do Congresso Europeu de Farmácia. Os convites foram feitos pelo professor doutor Christhians Pesker Gasssmann, da Suiça; doutor Domenico Caputo, da Itália e professor Carlos Barbosa, bostanaro do Ordem dos Farmacêuticos de Portugal.

Não tirou o chapéu

O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana , Marcelo Alexandrino, participou do  programa dominical de Silvério Silva, na Rádio Subaé AM de Feira de Santana, no quadro “Pra quem você tira o chapéu?” não poupou os dirigentes das casas legislativas no país, não tirando  o chapéu para os presidentes do Senado Renan Calheiros, da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha, da Assembleia Legislativa Marcelo Nilo e da Câmara de Feira de Santana Reinado Miranda, o Ronny.

Nova avenida

Devem ser concluídas em 30 dias as obras de asfaltamento da Avenida Antônio Bitencourt, o saudoso Antonio Play Boy no bairro SIM, via, que tem mais de três quilômetros e que  será uma das mais modernas da cidade e integra a Avenida Noíde Cerqueira aos condomínios Brisas Ville e Brisas Parque, ambos da Nova Vista Empreendimentos Imobiliários. Realizadas pela construtora desde o final do ano passado as obras estão a todo vapor e vão beneficiar toda a população da cidade, que poderá transitar pelo bairro com mais segurança e comodidade. Na avenida, além do asfaltamento, foi feito um novo sistema de drenagem, que contempla a colocação da manilha central que capita a água de chuva.

Centenário

Repercutiu bastante nos meios sociais e religiosos de Feira de Santana, a missa em ação de graças celebrada na Igreja Nossa Senhor da Vitoria, em Salvador, em homenagem ao centenário do monsenhor Gaspar Sadoc da Natividade, presidida pelo arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil dom Murilo Krieger . O sacerdote, figura de grande expressão da Igreja Catolica Apostolica e Romana, nascido na cidade de Santo Amaro da Purificação foi muito cumprimentado por autoridades, fieis, amigos e conterrâneos residentes em Feira.

Esta coluna é publicada nos sítios jornalísticos

Jornal Grande Bahia

Tribuna da Bahia e

Notícias da Bahia

Sobre o autor

Antonio José Larangeira
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: ajlarangeira2@hotmail.com.