Coluna de Antônio José Larangeira de 18 de março de 2016

Atendendo convite de autoridades  ligadas à ciência da Bolivia, o cientista bioquímico feirense Jolival Soares  está  afivelando as malas, para dar aulas na cidade de  Santa Cruz de La Sierra,

Atendendo convite de autoridades ligadas à ciência da Bolivia, o cientista bioquímico feirense Jolival Soares está afivelando as malas, para dar aulas na cidade de Santa Cruz de La Sierra,

O diretor-presidente da Funtitec, Antônio Carlos Coelho anuncia a reinauguração do Centro de Cultura Maestro Miro.

O diretor-presidente da Funtitec, Antônio Carlos Coelho anuncia a reinauguração do Centro de Cultura Maestro Miro.

Dom Itamar Vian, arcebispo Emérito de Feira de Santana, foi eleito pela Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília, como vice-presidente da Comissão Nacional de Bispos Eméritos.

Dom Itamar Vian, arcebispo Emérito de Feira de Santana, foi eleito pela Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília, como vice-presidente da Comissão Nacional de Bispos Eméritos.

Cientista em aulas internacionais

Atendendo convite de autoridades do segmento educacional ligados à ciência da Bolívia, o cientista bioquímico feirense Jolival Soares está afivelando as malas, para avionar até a cidade de Santa Cruz de La Sierra, a mais importante daquele país, onde dará aulas durante um concorrido curso sobre Pós-Genoma. O anúncio de que o projeto de sequenciamento do genoma humano entra em fase de finalização foi saudado como um marco da história da humanidade, comparado à invenção da escrita e da imprensa e à chegada do homem à Lua. De fato, nada tão excepcional ocorreu naquele dia, mas sim na década que o antecedeu. A verdadeira revolução da biologia e da medicina consolidou-se quando os doentes de diabete ou com anemia da insuficiência renal começaram a ser tratados com insulina ou eritropoietina humana recombinante, e quando substâncias como fatores de crescimento, cuja existência presumível era demonstrada indiretamente, passaram a fazer parte do arsenal terapêutico cotidiano.

Presidente na cidade

Quando encerrávamos esta coluna, estava prevista para hoje, sexta-feira,18, a vinda da presidente Dilma Rousseff à Feira de Santana para realizar a entrega de 540 unidades no Residencial Parque dos Coqueiros, no bairro Asa Branca, e 1116 unidades no Residencial Alto do Rosário, no bairro Conceição, nesta cidade. A confirmar a sua vinda, ela viria acompanhada pelo governador Rui Costa.

Centro de Cultura

Totalmente reformado, o Centro de Cultura Maestro Miro (CCMM), vinculado à Fundação Municipal de Tecnologia da Informação, Telecomunicações e Cultura Egberto Costa (Futitec), já está com data marcada para reabrir suas portas. Será reinaugurado pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho no próximo dia 14 de abril, uma quinta-feira, às 19hs. O diretor-presidente da Funtitec, Antônio Carlos Coelho, ressalta a importância do equipamento como espaço de fomento da cultura e arte para crianças, jovens e adultos, através da promoção de cursos e oficinas.

Festival

Encerra hoje, a realização da quinta edição do Festival de Filarmônicas Princesa do Sertão, pela Fundação Senhor dos Passos, através do Núcleo de Preservação da Memória Feirense.

Desde ontem as filarmônicas participam no Teatro Frei Félix de Pacatuba, no Centro Comunitário Ederval Fernandes Falcão, nas Baraúnas, sem disputa de concurso e premiação. Na primeira noite a Sociedade Filarmônica Euterpe Feirense, presente nas quatro edições anteriores; Filarmônica 25 de Dezembro, de Irará; e Minerva Cachoeirana. E hoje o encerramento com a Escola de Música Maestro Estevam Moura; a secular Sociedade Filarmônica 25 de Março; e a 24 de junho.

Dom Itamar, na CNBB

Dom Itamar Vian, arcebispo Emérito de Feira de Santana, foi eleito pela Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília, como vice-presidente da Comissão Nacional de Bispos Eméritos. Atualmente, a Igreja Católica tem 479 bispos no Brasil, sendo 312 em exercício e 167 eméritos, que são aqueles que ao completar 75 anos renunciam aos seus postos e tornam-se eméritos. Nessa posição, os bispos continuam à serviço da igreja, mas não à frente de (arqui) dioceses.

Esta coluna é publicada nos sítios jornalísticos

Jornal Grande Bahia

Tribuna da Bahia e

Notícias da Bahia

Sobre o autor

Antonio José Larangeira
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: ajlarangeira2@hotmail.com.