Coluna de Antônio José Larangeira de 11 de março de 2016

Para festejarem o aniversário de casamento ,estão avionando à Bogotá/Cartagena o empresário Dario Mascarenhas Oliveira Neto II e sua esposa Sylvia Marilia.

Para festejarem o aniversário de casamento ,estão avionando à Bogotá/Cartagena o empresário Dario Mascarenhas Oliveira Neto II e sua esposa Sylvia Marilia.

O empresário capixaba Raimundo Nonato, lançando  o Festival Roda de Boteco, ladeado  pelos presidentes  da Associação Comercial  Marcelo Alexandrino e do Sindicato de Hoteis,Restaurantes e Bares Getúlio Andrade.

O empresário capixaba Raimundo Nonato, lançando o Festival Roda de Boteco, ladeado pelos presidentes da Associação Comercial Marcelo Alexandrino e do Sindicato de Hoteis,Restaurantes e Bares Getúlio Andrade.

O gestor regional de comercialização da Solar Coca Cola/Heneken, Antônio  Luiz Barbosa em conversa animada com o diretor de turismo e eventos Naron Vasconcelos.

O gestor regional de comercialização da Solar Coca Cola/Heneken, Antônio Luiz Barbosa em conversa animada com o diretor de turismo e eventos Naron Vasconcelos.

RMFSA, como é que fica?

Há um bom tempo, esta cidade passou a ser de acordo legislação aprovada na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, Região Metropolitana de Feira de Santana, da qual fazem parte as cidades de São Gonçalo, Amélia Rodrigues, Conceição da Feira, Conceição do Jacuípe e Tanquinho. Por outro lado, até o momento, não houve uma regulamentação pelo governo estadual para que estes municípios venham ter as vantagens de lei, que beneficiaria toda sua população. A Região Metropolitana de Feira de Santana (RMFS) foi sancionada pelo governador Jaques Wagner em 6 de julho de 2011 pela Lei Complementar Estadual nº 35 (LCE 35/2011),[3] [4] e entrou em vigor a partir do dia 7 de julho de 2011, dia em que o decreto foi publicado no Diário Oficial.[5] A criação da região metropolitana é um antigo projeto, iniciado por Colbert Martins, de oficialização da influência sobre os municípios em volta de Feira de Santana com a proposta de englobar 15 municípios baianos.[6] O projeto foi retomado na Assembleia Legislativa da Bahia em 2010, e no dia 16 de junho de 2011 o projeto foi aprovado por esta Assembleia. A LCE 35 de 2011 ainda definiu a criação do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Feira de Santana, cujo objetivo é a coordenação das políticas dos municípios metropolitanos integrantes. E como é que fica a RMFS, governador?

A crise e os chineses

O comércio de Feira de Santana vive uma das suas piores crises econômicas. Roque Junior, diretor da Associação de Vendedores Ambulantes do Feiraguay, atribui a queda nas vendas, não somente a crise nacional que vive o país, mas também a invasão de asiáticos na cidade. Segundo ele, já tem mais de uma centena de chineses somente no Feiraguay. São donos de restaurante, pontos de vendas de óculos, tênis, roupa, eletroeletrônico. Vendo a situação de queda nas vendas de alguns comerciantes que já trabalham há mais de 20 anos e que são pioneiras no Feiraguay, tomamos a atitude de coibir a entrada de novos chineses no entreposto comercial”, afirmou.  “A gente não sabe se eles estão ilegais no Brasil, mas é muito suspeita a forma de trabalhar e os preços praticados por eles. O relacionamento dos mesmos com seus funcionários não é legal, dentro do amparo da lei, pois não recebem os direitos trabalhistas. Já tentamos conversar com eles, mas eles são irredutíveis”, afirmou.

Viagem à Cartagena

Avionando a Bogotá, Colombia, de onde farão um giro pelo Mar do Caribe até Cartagena, o empresário Dario Mascarenhas e Sylvia, que vão comemorar o aniversário de casamento. O tour que inicia hoje, será de quinze dias.

Roda de Boteco

Com um concorrido coquetel na Associação Comercial de Feira de Santana, foi lançado quarta-feira à noite, o Festival Roda de Boteco, que nasceu em terras capixabas, já foi realizado aqui em Feira de Santana em 2009 e retorna aos melhores bares e restaurantes da cidade. O evento é capitaneado pelo empresário Raimundo Nonato que anunciou as promoções do acontecimento que terão comercialização de petiscos a preços promocionais ao público e ainda serão premiados os estabelecimentos com melhor tira-gosto, temperatura de bebida, atendimento e higiene. Mais de 25 restaurantes e bares estarão participando. Entre os presentes, o Secretário de Cultura Rafael Cordeiro, presidente da Associação Comercial Marcelo Alexandrino, presidente do Sindicato dos Hoteis, Restaurantes e Bares de Feira de Santana Getúlio Andrade, Diretor de Eventos Naron Vasconcelos e o gestor de comercialização da Solar Coca Cola Antônio Luiz Barbosa.

Jantar harmonizado

Ocorrerá dia 17 próximo, no Vitrô Restaurante, às 21 horas, o tradicional jantar harmonizado com rótulos de carta dos vinhos da GrandCru, que será apresentada pela francesa da região de Bordeaux Amandine Castillon. Na oportunidade o chef Cristiano Oliveira participante do programa televisivo Master Chef tendo como convidado especial Lucas Furtado anunciará o novo cardápio daquela casa de gastronomia do restaurateur Fernando Silva.

Esta coluna é publicada nos sítios jornalísticos

Jornal Grande Bahia

Tribuna da Bahia e

Notícias da Bahia

Sobre o autor

Antonio José Larangeira
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: ajlarangeira2@hotmail.com.